WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Produção de biodiesel em propriedades agrícolas

O biodiesel, renovável e biodegradável, para motores do ciclo diesel, já faz parte da matriz energética brasileira, contando com o apoio e o incentivo do governo

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2101/m-biocombustiveis.jpg

A produção de biodiesel é uma forma de reduzir a emissão de poluentes.

A Lei No 11.097, de 13 de Janeiro de 2005, que introduziu o biodiesel na matriz energética brasileira, define este combustível como sendo renovável e biodegradável, para motores à combustão interna com ignição por compressão, derivado de óleos vegetais ou de gorduras animais, que pode substituir parcial ou totalmente o óleo diesel de origem fóssil. Pode ser usado em motores ciclo diesel, na sua forma pura ou misturado com diesel de petróleo, em diversas proporções, sem a necessidade de qualquer modificação nos motores.

A fonte energética mundial está embasada em combustíveis fósseis, desde a revolução industrial, no século XIX. Primeiramente, foi usado o carvão mineral e, posteriormente, o petróleo. Algumas desvantagens do uso desses combustíveis são a sua concentração em poucas e conturbadas regiões do planeta, a tendência ao esgotamento nas próximas décadas e a emissão de gases poluentes.

Para evitar grandes desastres ambientais, torna-se urgente a redução da emissão de poluentes, o que já é uma meta de dirigentes políticos e representantes de entidades ambientalistas e humanitárias. Além disso, fatores econômicos e sociais têm motivado a busca e o desenvolvimento de combustíveis alternativos, apresentando-se o uso de biomassa (vegetais e seus produtos e subprodutos) como uma das possibilidades mais promissoras.

Assim, a utilização de recursos renováveis, ou seja, que possam ser produzidos de acordo com as necessidades, como são os vegetais, é uma alternativa para a produção de combustíveis. Nesse contexto, a produção de combustível a partir de óleos vegetais e gorduras animais, além de materiais residuais como óleos usados em frituras ou borras obtidas no processo de refino de óleos e gorduras, ou seja, o biodiesel, consiste em uma forma de reduzir a emissão de poluentes, promover benefícios econômicos e sociais para os povos, e diminuir a dependência de derivados do petróleo.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2101/m-producao-biodiesel.JPG

Para o Brasil, a produção de biodiesel é uma oportunidade tecnológica e estratégica que permite crescimento econômico em vários sentidos.

Para o Brasil, a produção de biodiesel é uma oportunidade tecnológica e estratégica que permite crescimento econômico em vários sentidos. O setor agropecuário é o segundo maior gerador de empregos no país, atingindo outros setores por seus efeitos multiplicadores. O projeto de produção de biodiesel torna-se ainda mais importante quando visa a utilização de culturas com importância regional, para extração do óleo, como mamona, dendê e pequi, o que promoverá o desenvolvimento das regiões produtoras.

Com o objetivo de apresentar a tecnologia de produção de biodiesel, por meio do método de craqueamento desenvolvido pela equipe de estudantes e professores do Laboratório de Materiais e Combustíveis, do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), mostrando em detalhes como ocorre o processo de craqueamento de óleos, quais são os componentes da microusina de processamento, suas funções e como operá-la, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Produção de Biodiesel na Fazenda”. No mesmo você receberá informações do professor Paulo Anselmo Ziani Suarez, engenheiro químico, Doutor em ciências dos materiais da UnB e coordenador do projeto para produção de biocombustível a partir de óleos vegetais do Laboratório de Materiais e Combustíveis da UnB.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Atualmente, o custo do biodiesel pode ser elevado se comparado ao do óleo diesel mineral. Mas, no longo prazo, com a produção de oleaginosas em grande escala, os custos podem ser reduzidos, enquanto a expectativa é de um aumento na cotação do petróleo, principalmente pelo esgotamento das reservas. Assim, com o tempo, o biodiesel se tornará mais viável economicamente.

A produção de biodiesel pelo craqueamento apresenta-se como uma excelente alternativa para utilização em propriedades agrícolas, em regiões isoladas, principalmente porque o craqueamento é um processo bastante simples, não necessitando da adição de outros materiais, como álcool, para que ocorra o processo. Além disso, a microusina é uma estrutura relativamente de baixo custo e permite a produção em pequena escala, com volume de produção diária de 500 l de diesel. Dessa forma, o agricultor ou pequenas comunidades, também podem produzir combustível para uso próprio.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

maria antonia pereira pires

30 de set de 2013

Gostaria de fazer o curso de BIODIESEL, a distância. Como fazer minha matricular neste caso, moro na cidade do dendê Tailândia um dos município que mais produzem hoje o dendê.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de out de 2013

Olá, Maria Antônia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Produção de Biodiesel na Fazenda.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

AMESHA-GO - Associação dos Empreendedores do Município de Santa Helena de Goiás e Sudoeste Goiano

29 de out de 2012

Achamos importantes os comentários informativos.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de out de 2012

Prezados,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!