WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Petróleo ou biocombustíveis: qual o melhor, qual escolher?

Se você tem dúvidas entre qual tipo de combustível optar, saiba que os biocombustíveis são, em grande parte, melhores que os combustíveis fósseis por nós usados comumente em nosso dia a dia

Petróleo ou biocombustíveis: qual o melhor, qual escolher?   Artigos Cursos CPT

 

Se você tem dúvidas entre qual tipo de combustível optar, saiba que os biocombustíveis são, em grande parte, melhores que os combustíveis fósseis por nós usados comumente em nosso dia a dia. É bom lembrar que a fonte energética mundial está embasada em combustíveis fósseis, desde a revolução industrial no século XIX. Primeiramente, foi usado o carvão mineral e, posteriormente, o petróleo. Algumas desvantagens do uso de combustíveis fósseis são a sua concentração em poucas e conturbadas regiões do planeta, a tendência ao esgotamento nas próximas décadas e a emissão de gases poluentes. Além disso, fatores de ordem mundial têm motivado a busca e o desenvolvimento de combustíveis alternativos, apresentando-se o uso de biomassa (vegetais e seus produtos e subprodutos) como uma das possibilidades mais promissoras.

Assim, a utilização de recursos renováveis, ou seja, que possam ser produzidos de acordo com as necessidades, como são os vegetais, é uma alternativa para a produção de combustíveis. “A importância de se introduzir o biodiesel na nossa matriz energética é baseada em fatores econômicos, sociais e ambientais”, afirma Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor do Curso a Distância CPT Produção de Biodiesel na Fazenda.

a) Fatores econômicos


O biodiesel é uma alternativa concreta para o consumo interno e diminuição da nossa dependência do mercado de petróleo. Há também a possibilidade de que o Brasil entre no negócio de exportação de biocombustíveis para o mundo. É previsível que haja no curto e médio prazos uma alta muito significativa do preço do petróleo no mercado internacional. Como é de conhecimento de todo mundo, nem todas as regiões do planeta têm as condições climáticas de disponibilidade de terra e de água que o Brasil tem para a produção agrícola em larga escala. Outra vantagem econômica é a possibilidade de redução das importações de petróleo e diesel refinado.

b) Fatores sociais


A atividade agrícola gera muito mais emprego do que a indústria do petróleo. Então, substituir derivados do petróleo por derivados agrícolas leva a um aumento na geração de emprego e, mais importante, é que esses empregos vão ficar no campo, o que vai levar à diminuição do êxodo rural, fixando o homem no campo e, com isso, diminuindo a pressão nos grandes centros urbanos.

c) Fatores ambientais


Ao ser queimado, o petróleo libera carbono, que durante milhões de anos ficou no subsolo, diretamente na atmosfera. Com isso, aumenta a concentração de carbono na atmosfera, acarretando alguns problemas como o efeito estufa, que tem alterado o clima no mundo. Também são liberadas e emitidas na atmosfera grandes quantidades de enxofre, que estavam no subsolo, na composição do petróleo. No caso dos biocombustíveis, é devolvido à atmosfera aquilo que a planta retirou no momento do seu crescimento, ou seja, é estabelecido um ciclo fechado de carbono, pois a planta absorve o CO2 enquanto cresce, e este é liberado quando ocorre a queima do biodiesel no motor. E, portanto, não haverá um impacto na quantidade de carbono, de enxofre e de outros poluentes na atmosfera. Os benefícios ambientais podem, ainda, gerar vantagens econômicas. O País poderia enquadrar o biodiesel nos acordos estabelecidos no protocolo de Kyoto e nas diretrizes dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), já que existe a possibilidade de venda de cotas de carbono através do Fundo Protótipo de Carbono (PCF), pela redução das emissões de gases poluentes e também créditos de “sequestro de carbono”, através do Fundo Bio de Carbono (CBF), administrados pelo Banco Mundial (www.biodieselecooleo.com.br).

O biodiesel apresenta, ainda, uma série de vantagens de ordem técnica, por exemplo, o baixo risco de explosão, que lhe confere grande facilidade de transporte e armazenagem, pois necessita de uma fonte de calor superior a 1.500°C. Outro aspecto positivo de sua utilização refere-se ao aumento da oferta de espécies oleaginosas, que são um importante insumo para a indústria de alimentos e ração animal, além de funcionarem como fonte de nitrogênio para o solo. Além disso, o motor não precisa passar por nenhuma adaptação para utilizar o biodiesel.

Desvantagens do biodiesel


Com relação às desvantagens, pode-se mencionar a maior viscosidade do biodiesel em relação ao diesel mineral, podendo levar a problemas na injeção do combustível. Outra desvantagem se relaciona a alterações na potência dos motores. No entanto, pesquisadores da USP de Ribeirão Preto afirmam que as misturas B5 a B50, com biodiesel produzido a partir de álcool etílico, não apresentam essa desvantagem, podendo inclusive aumentar a potência e reduzir o consumo de combustível dos motores. Outra desvantagem seria o custo de produção do biodiesel em relação ao óleo diesel.

Aprimore seus conhecimentos. Leia as matérias CPT abaixo:


- O biocombustível traz benefícios econômicos, sociais e ambientais
- Desafios da produção de biocombustível no Brasil

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Biocombustíveis.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?