WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Óleos essenciais têm uso cada vez mais intenso nos cuidados com a saúde

Por causa dos conhecidos efeitos terapêuticos naturais que oferecem, os óleos essenciais têm conquistado o mercado brasileiro e mundial

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1867/m-oleo-plantas.jpg

Óleos essenciais são compostos extraídos das plantas, considerados a sua “alma”.

Óleos essenciais são compostos voláteis extraídos das plantas por processos de destilação, compressão de cascas e nozes, assim como extração por solventes. São considerados a “alma” de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. São quimicamente bem diversificados, assim como possuem diferentes atuações.

Não é de hoje que se conhece a capacidade dos óleos essenciais de promover efeitos fisiológicos, psicológicos e energéticos no ser humano, o que torna esse produto tão valorizado no mercado mundial e também em todo o Brasil.

Seja em folhas, frutos, sementes ou raízes, são muitas as espécies de plantas que têm, armazenados em seus tecidos, líquidos de aparência oleosa, e que são de composição bastante complexa.  Substâncias essas que se apresentam muito voláteis, exalando, geralmente, um aroma agradável e intenso, e que pode estar associado a todo tipo de efeito no organismo humano. Essas características aromáticas e de volatilidade acabaram determinando a utilização de diversas denominações para essas substâncias: óleos voláteis, óleos etéreos, essências, e, principalmente, óleos essenciais.

As características físico-químicas, típicas dos óleos essenciais, decorrem da presença de mais de 100 constituintes químicos diferentes que, entretanto, em comum, contêm carbono, oxigênio e hidrogênio, e, ocasionalmente, nitrogênio e enxofre, elementos que, combinados de diferentes formas e proporções, são responsáveis, em parte, pelo odor e sabor das plantas. E, é claro, pelos efeitos terapêuticos que esses óleos podem oferecer ao ser humano.

As propriedades mais conhecidas são: antibióticas, anti-inflamatórias, antifúngicas, analgésicas e sedativas, entre outras de ordem fisiológica. Também são muito conhecidos os efeitos psicológicos desses produtos sobre a mente e as emoções humanas, graças a estímulos proporcionados por diferentes aromas. Daí o uso cada vez mais intenso da aromaterapia nos cuidados com a saúde das pessoas. Esses aromas, além de tudo isso, exercem amplos efeitos positivos sobre a energia do corpo humano, afetando mental, física e emocionalmente, de forma intensa, a grande maioria dos que conhecem a aromaterapia. De acordo com as diferentes funções, esses podem ser usados de três formas distintas: por ingestão, inalação ou absorção pela pele.

Com o objetivo de contribuir com informações técnicas a respeito da produção de óleos essenciais  O CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Produção de Óleos Essenciais”, no qual você receberá informações do engenheiro florestal Antonio Lelis Pinheiro, Doutor em Silvicultura e professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa.

Por causa dos conhecidos efeitos terapêuticos naturais que oferecem, os óleos essenciais, cada vez mais, têm conquistado o mercado brasileiro e mundial.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Por causa dos conhecidos efeitos terapêuticos naturais que oferecem, os óleos essenciais, cada vez mais, têm conquistado o mercado brasileiro e mundial. O aumento da demanda pelo produto fez crescer o número de produtores, aumentar a variedade de produtos e, em consequência, permitiu um desenvolvimento acelerado dos canais de comercialização.

A produção anual de óleos essenciais de eucaliptos, no Brasil, já passa das mil toneladas, numa atividade econômica que emprega mais de 10 mil brasileiros e gera cerca de quatro milhões de dólares em recursos, metade deles devido à exportação. Outros óleos são produzidos em quantidade bem menor, mas a tendência de crescimento do mercado tem mostrado que a diversificação é um excelente caminho para empreendedores que pretendem investir no setor.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luis Claudio Greghi

4 de jul. de 2013

Ola bom dia. Quero saber se com este curso eu também posso ter acesso a locais que necessitam e compram a produção. Grato.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jul. de 2013

Olá, Luis Cláudio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso Produção de Óleos Essenciais.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jeanete garcia

20 de fev. de 2013

Desejo adquirir o pequeno destilador de mesa, para dar aulas, como procedo?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de fev. de 2013

Olá, Jeanete!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure em mecanismos de pesquisa como o Google, lojas que vendem este tipo de produto em sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!