WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Diga sim ao plantio da mamona. Dela se aproveita tudo

Você sabia que da mamoneira tudo se aproveita? Acredite, é verdade. Então, se você está a procura de um bom investimento plante mamona


Você sabia que da mamoneira tudo se aproveita? Pois, acredite, é verdade. Então, se você está a procura de um bom investimento, taí a dica, explica Reinaldo Nunes de Oliveira, professor do Curso CPT Cultivo e Processamento da Mamona.

Quer saber mais? Pois bem, vamos lá.


A folha da mamoeira é fonte de clorofila, utilizada na indústria alimentícia, cosmética e de produtos de higiene. Do caule, retiram-se fibras para a indústria têxtil e para a fabricação de celulose. Da semente, é extraído um óleo de excelente qualidade, com múltiplas utilidades. O subproduto da extração de óleo é a torta de mamona, que constitui um ótimo adubo orgânico, de qualidades superiores à do esterco bovino.

Além disso, o óleo de mamona pode ser utilizado para sintetizar uma grande quantidade de produtos, que têm emprego na área de cosméticos, lubrificantes, polímeros, tintas e vernizes. Pode ser um substituto do petróleo na síntese de diversos produtos. Os lubrificantes e fluidos usados em aeronaves são todos produzidos a partir do mesmo. Já o biodiesel, ou diesel vegetal, pode ser obtido a partir do óleo de mamona, que pode reduzir o uso ou mesmo substituir o diesel de petróleo, como combustível.

Diga sim ao plantio da mamona. Dela se aproveita tudo


Incrível, não é mesmo? Mas ainda não acabou.


Cada 100 kg de mamona em bagas obtém, em geral, 45 kg de óleo e 50 kg de farelo e torta. Do óleo, 36 kg são do tipo 1, de melhor qualidade, obtido por prensagem, que geralmente é hidráulica; e 9 kg são do tipo 3, de qualidade inferior, obtidos por extração com solvente químico.

E aí, gostou dessas informações?


Então, resta dizer agora que a mamoneira adapta-se a diversas condições climáticas, podendo ser cultivada em todas as regiões brasileiras. Por ser pouco exigente em água e bem resistente às altas temperaturas, a cultura da mamona tem-se mostrado excelente alternativa para as regiões do semiárido.

No Brasil, é tradicionalmente cultivada por pequenos produtores, que utilizam mão de obra familiar. Por isso, tem um importante papel na fixação do homem no campo e na complementação da renda dos pequenos produtores. Por outro lado, uma tecnologia mais avançada permite o cultivo com todas as operações mecanizadas, permitindo a condução de lavouras extensas.


Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?