WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cachaça orgânica, diversifique sua produção

A produção de cachaça no ponto de vista da integralização da propriedade está sendo de fundamental importância

 

Para obter certificação orgânica, não é permitido o uso de adubos químicos de resposta rápida.

 

A Fazenda Vacaro, produtora da cachaça orgânica Serra das Almas, está pondo em prática um projeto integrado, elaborado em 1998. Durante a elaboração do projeto, os requisitos básicos foram a máxima diversificação da produção com certificação orgânica, buscando manter um circuito fechado entre a produção vegetal e animal, utilizando resíduos. Por essa propriedade estar localizada em uma região de solos arenosos de baixíssima fertilidade, a maior preocupação durante a elaboração do projeto integrado foi em relação à adubação.

A produção de cachaça no ponto de vista da integralização da propriedade está sendo de fundamental importância, a cana-de-açúcar é uma planta de crescimento rápido com enorme produção de matéria orgânica. A cachaça é composta de álcool etílico, água e traços de outros elementos que compõem o aroma; esses elementos ou moléculas são compostas, por sua vez de Hidrogênio, Oxigênio e Carbono. Os minerais como Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Enxofre e muitos outros ficam nas folhas, bagaço e vinhoto.

Sendo a cachaça um produto para venda, as folhas, bagaço e vinhoto ficam na propriedade e são utilizadas de diversas formas. No momento do corte da cana para a fabricação da cachaça, as folhas verdes da ponteira juntamente com os primeiros 3 a 4 gomos da cana, podem ser utilizadas na confecção de ração para bovinos, ovinos, caprinos, equinos e muares.

O bagaço pode ser utilizado como volumoso na alimentação de bovinos, ovinos e caprinos; também pode ser utilizado na confecção de composto orgânico misturado com estercos em geral; em cobertura morta no plantio de hortaliças e cama de aviário. No momento, estamos em fase experimental para confecção de papel e papelão.

O vinhoto é o caldo da cana fermentado e posteriormente aquecido a 80 graus por duas horas durante a destilação. Nesse processo, disponibiliza vários elementos químicos e minerais que são prontamente assimiláveis pelas plantas, podendo ser utilizado via aspersão convencional, diretamente nas culturas, ou via adubação foliar. O vinhoto também pode ser administrado aos animais em geral, bebido in-natura fresco, no caso de gado bovino até 10 litros/cabeça/dia, animais que consomem regularmente vinhoto não necessitam de suplementação mineral.

Como podemos perceber, a produção de Cachaça Orgânica não só beneficia o proprietário, mas toda a propriedade. Para conhecer melhor sobre produção de Cachaça Orgânica, adquira o curso Produção de Cachaça Orgânica, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas - em parceria com a cachaça Serra das Almas, primeira Cachaça certificado pelo IBD.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Marcos Vacaro
Engenheiro Agrônomo,
Coordenador Técnico do curso
"Cachaça Orgânica" do CPT.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!