WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Álcool combustível pode ser produzido na fazenda

A matéria-prima utilizada pode ser vinho ou mosto fermentado, produto obtido a partir da fermentação do caldo da cana, ou os pré-destilados, obtidos durante a destilação de cachaça

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1891/m-biocombustiveis.jpg

No Brasil, o incentivo para o aproveitamento e utilização de fontes de energia renovável vem sendo intensificado, desde a primeira crise do petróleo.

No Brasil, o incentivo para o aproveitamento e utilização de fontes de energia renovável vem sendo intensificado, desde a primeira crise do petróleo, na década de 70. Nesse contexto, foi lançado no Brasil o Pró - Álcool (Programa Nacional do Álcool), que visou à inclusão do álcool carburante na matriz energética nacional. As metas de então foram a produção de cerca de 11 bilhões de litros anuais. Essa produção foi utilizada, principalmente, para substituir a gasolina em veículos automotores e para adição a esse combustível (anti-detonante).

Mais recentemente, as pessoas têm sido despertadas para questões não somente energéticas, mas também ambientais. A maior prova disso foram as reuniões da liderança mundial, que, na RIO - 92; em Kioto; em Joanesburgo; e na RIO+10 declararam a importância de diminuir os níveis de gases poluentes causadores do efeito estufa. Nesse contexto, a revitalização do programa nacional do álcool certamente contribuirá para a redução desses gases, em razão da retenção de carbono pela plantação de cana-de-açúcar. Hoje é notório o aumento do mercado do álcool no cenário mundial.

Diversos países têm a intenção de adicionar percentuais crescentes de álcool à gasolina, com a finalidade de diminuir a poluição em suas cidades. Uma política de flexibilização ou quebra do monopólio de distribuição do produto está sendo vista como o fator que influenciará positivamente o uso do álcool carburante. Essa flexibilização permitirá que o mesmo não seja, necessariamente, levado às distribuidoras de derivados de petróleo para ser distribuído, mas que ocorra a distribuição, dentre outras formas, diretamente aos postos de combustíveis das redes credenciadas.

Mas, enquanto isso não acontece, em nível nacional, é possível produzir o combustível na fazenda, para consumo próprio, ou para produtores agrupados em uma associação devidamente constituída. A matéria-prima a ser utilizada  poderá ser o vinho ou mosto fermentado, que é um produto obtido a partir da fermentação do caldo da cana, ou os pré-destilados, que são obtidos durante a destilação de cachaça de qualidade.

Além de alternativa para a geração de empregos em um país com excesso de mão-de-obra, como o Brasil, deve-se salientar o aspecto ambiental, visto que o álcool gera menor quantidade de resíduos tóxicos, contribuindo, dessa forma, para um controle da poluição do globo terrestre.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1891/m-alcool-na-fazenda.jpg

A matéria-prima a ser utilizada  poderá ser o vinho ou mosto fermentado ou os pré-destilados.

Como combustível, o álcool pode ser utilizado em motores de ciclo Otto ou Diesel. Nos primeiros, ele pode ser misturado com a gasolina, na forma de álcool anidro, ou puro, na forma de álcool hidratado. Em motores diesel, ele pode ser utilizado de quatro formas, ou seja: mistura de álcool com emulsificantes; mistura de álcool com o óleo diesel; em motor com duplo sistema de injeção, um para o álcool e outro para o óleo diesel; e na instalação de sistema de carburação para misturar o álcool ao ar aspirado pelo motor.

Esse produto pode ser obtido, principalmente, por dois processos: síntese química e fermentação alcoólica. A primeira não é comum no Brasil, por causa do elevado custo de produção. Assim, a fermentação alcoólica é o processo largamente utilizado, seja em pequena ou em grande escala. Nesse caso, açúcares presentes em diferentes matérias-primas são desdobrados em álcool e dióxido de carbono, por ação dos chamados fermentos alcoólicos ou leveduras. Após a fermentação, o líquido alcoólico obtido é destilado em alambiques comuns ou em colunas especiais, sendo obtido álcool com maior ou menor porcentagem de água. Se o teor de álcool for de 85% ou mais, o líquido é chamado de álcool, e se for apenas ao redor de 50% é denominado aguardente, que é geralmente usado como bebida (cachaça).

No  curso “Produção de Álcool Combustível na Fazenda” elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, são apresentados, em detalhes, as principais informações referentes aos dois sistemas de produção de álcool, ou seja, individual e coletivo, utilizando-se o mosto fermentado, ou os pré-destilados da cachaça de qualidade como matéria-prima. Nele, você receberá informações do professor Juarez de Souza e Silva, Doutor em Armazenamento, da Universidade Federal de Viçosa – MG.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A produção de álcool para uso individual é aquela que visa atender exclusivamente uma propriedade, e a coletiva visa atender a vários produtores associados. Nesse caso, sendo o caldo fermentado a matéria-prima a ser utilizada, a cana deverá ser cultivada nos terrenos dos parceiros, que serão os responsáveis por cultivar, colher e encaminhá-la até a unidade coletiva ou prestadora de serviços de produção de álcool. A quantidade de álcool que cada parceiro receberá será proporcional ao volume de caldo fornecido e ao teor de açúcar existente no mesmo, segundo normas previamente estabelecidas.

De forma semelhante, para utilizar os pré-destilados da cachaça de qualidade na produção de álcool combustível, cada produtor receberá uma quantidade de álcool proporcional ao volume de pré-destilados fornecidos, e ao teor alcoólico do mesmo.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Itamar silva

18 de nov de 2018

Bom dia, Tenho uma propriedade rural e estou montando uma micro destilaria de etanol e gostaria de saber informações do curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de nov de 2018

Olá Fabiana,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre os cursos. nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Marcelo

5 de jun de 2018

Gostaria de saber mais a respeito do material.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun de 2018

Bom dia Marcelo,

Para mais informações sobre o Curso de Produção de Álcool Combustível na Fazenda nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

almir

3 de jan de 2018

tenho uma pequena propriedade rural e gostaria de produzir alcool para meu consumo,busco orientações para implantar com baixo custo.Tem algum material que possa me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jan de 2018

Olá Almir,

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com mais informações e esclarecimentos sobre o curso mais indicado para você.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

ADALBERTO FERREIRA DOS SANTOS

29 de dez de 2013

PRETENDO MONTAR UMA DESTILARIA NA FAZENDA,PARA CONSUMO PRÓPRIO. JÁ COMECEI PLANTAR A CANA-DE-AÇÚCAR. TENHO A PROPRIEDADE,ENGENHO E MOTOR. (77) 3612-4649

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jan de 2014

Olá, Adalberto!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso Produção de Álcool Combustível na Fazenda que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

HÉLIO EUGENIO DE ALMEIDA

4 de jul de 2013

Gostaria de fazer o Curso Álcool Combustível na Fazenda. Se puderem mandar mais detalhes por email ficarei agradecido. Grato Hélio Eugenio

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jul de 2013

Olá, Hélio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre Álcool Combustível na Fazenda.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!