
A agricultura de precisão contribui significativamente com o agronegócio brasileiro, pois otimiza os processos de produção e aumenta a rentabilidade do produtor. Ao investir em tecnologia, seja com modernas máquinas agrícolas seja com softwares de última geração, o empreendedor rural toma decisões mais acertadas e precisas. Na verdade, são várias as vantagens da agricultura de precisão, como veremos a seguir.
Acesso de dados em tempo real
Com a agricultura de precisão, o produtor rural acessa dados em tempo real, o que lhe permite tomar decisões mais rapidamente e com maior índice de acerto. Normalmente, aguarda-se o término da colheita, para ajustar a aplicação de fertilizantes, com o objetivo de fazer com que a cultura se desenvolva melhor que a da safra anterior. Isso não acontece quando a tecnologia se torna grande aliada do produtor.
“Além disso, é possível detectar antecipadamente a deficiência de nutrientes no solo, a alta acidez e salinidade do solo, bem como os problemas de compatibilidade entre fertilizantes. Tudo com agilidade e eficiência”, afirma Júlio César Lima Neves, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Aplicação Econômica de Adubos.
Sustentabilidade na produção
Por meio da agricultura de precisão, os processos são otimizados, o que garante maior sustentabilidade à produção. Sem falar que o empreendedor rural aumenta a produtividade da cultura, sem ter de expandir a sua área de cultivo. Fora que a tecnologia auxilia o produtor a economizar em insumos agrícolas (fertilizantes e defensivos), o que reduz os impactos negativos no meio ambiente.
Redução de custos
Com os insumos utilizados de forma racional e econômica, o produtor rural aumenta a sua receita líquida, pois reduz os custos com produtos que poderiam ser desperdiçados. Com a utilização exata dos fertilizantes, em uma dada área de cultivo, é possível aumentar a margem de lucros do negócio. Tudo graças a cronogramas estruturados com base nas fases de desenvolvimento e características da cultura.
Aumento da produtividade
A agricultura de precisão faz com que a produtividade de determinada cultura ultrapasse a média histórica de uma dada região. Por meio dela, é realizado o mapeamento das características do solo a ser cultivado. Além disso, são avaliados o clima, a temperatura e a umidade relativa do ar da região. Todas essas informações são coletadas, por imagens via satélite, a cada 5 dias, para maximizar os resultados da lavoura.
Conheça os Cursos CPT:
Mecanização em Pequenas Propriedades
Fonte: Tecnologia no Campo
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.