WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Uso do óleo de nim no controle de centenas de pragas

O óleo das sementes do nim é um eficiente agente biológico para o combate de centenas de pragas

Uso do óleo de nim no controle de centenas de pragas

“A parte mais nobre do nim (Azadirachta indica) é a semente, extraída do fruto, manualmente, ou por meio de uma despolpadeira. Após sua secagem em local sombreado, o óleo é produzido, de forma simples e com baixo custo, por prensagem. Para cada 10 kg de sementes de nim, são produzidos aproximadamente 1 e ½ litros de óleo”, afirma Edmilson José Ambrosano, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Cultivo e Uso do Nim.

Azadiractina (agente biológico)


O óleo das sementes do nim é um eficiente agente biológico para o combate de centenas de pragas, como ácaros, cochonilhas, percevejos, pulgões, pulgas, carrapatos, tripes, moscas, pernilongos, besouros e lagartas. Sua ação é indireta e cumulativa, o que não permite que as pragas criem resistência ao princípio ativo do nim (azadiractina). Por esse motivo, o neem, como também é chamado, é utilizado no manejo integrado de pragas.

Baixa toxidade e alta eficiência


O nim apresenta baixa toxidade, o que não impacta negativamente no meio ambiente. Seu uso é ecológico e ambientalmente correto e só atinge os inimigos das lavouras. Sua ação inseticida compromete o desenvolvimento normal das pragas, que apresentam dificuldades de se alimentar e copular, o que reduz significativamente suas populações. A eficiência do nim abrange a erradicação de mais de 500 espécies, dentre elas, ácaros e insetos.

Uso na agricultura orgânica


O uso do óleo de nim na agricultura orgânica é permitido, por não ser tóxico ao meio ambiente nem às pessoas. Em contrapartida, é fatal para os insetos, pois causa a morte por intoxicação aguda. Lagartas em estágios iniciais de desenvolvimento também são sensíveis à ação inseticida do neem devido à composição complexa do óleo, que é constituído de mais de 150 compostos ativos biológicos.

Uso associado ao controle biológico


A azadiractina do óleo de nim apresenta maior eficiência por ingestão que por contato e, por isso, seu uso deve ser associado ao controle biológico. Sua ação no organismo do inseto ocorre em 24 horas, comprometendo a síntese de proteínas e impedindo sua resistência ao inseticida natural. Além disso, o curto período de ação no inseto evita que os predadores usados no controle biológico sejam afetados.

Mortalidade por efeitos múltiplos indiretos


A mortalidade das pragas ocorre por efeitos múltiplos indiretos, o que impede a resistência à ação inseticida da azadiractina. Além disso, o uso do nim resulta em pragas frágeis e com distúrbios comportamentais, como problemas para se alimentarem, locomoverem e reproduzirem. Esta é uma das principais vantagens do óleo de neem, tão importantes para a manutenção das lavouras.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Cultivo e Uso do Nim

Controle de Cupins em Áreas Agrícolas, Pastagens e Construções Rurais

Controle de Formigas Cortadeiras

Fonte: Agrolink - agrolink.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!