
Smart Farming significa Fazenda Inteligente e envolve tecnologias avançadas empregadas no meio rural. Dessa forma, as atividades rurais se tornam mais eficientes, graças ao acesso a informações em tempo real para que o produtor possa tomar decisões mais acertadas e precisas. Com o uso de ferramentas tecnológicas inteligentes, também é possível fazer projeções para análise de resultados. Na verdade, inúmeras são as vantagens desse sistema.
Principais vantagens
->As informações são processadas e extraídas em tempo real;
->As projeções são realizadas com base na análise dos números;
->Os levantamentos de dados facilitam as tomadas de decisão;
->Os planos de ações são definidos com mais eficiência;
->Os resultados são emitidos continuamente para avaliação.
Ferramentas tecnológicas inteligentes
Softwares de gestão
Como as informações sobre o cultivo não param de ser processadas e enviadas de diversos pontos, é fundamental centralizá-las por meio de softwares de gestão. Dessa forma, todos os dados são encaminhados para um único lugar para que se torne mais fácil a análise dos resultados. Será essa organização que permitirá ao produtor definir as próximas ações para que a fazenda ganhe em eficiência.
Sensores
O uso de sensores possibilita ao produtor analisar as condições do solo, da temperatura e da umidade relativa do ar. Sem falar que eles captam a velocidade das colheitadeiras quando passam pelo cultivo. Tudo isso é possível porque eles são posicionados estrategicamente no campo. Dessa forma, os dados coletados ajudarão o produtor a tomar as melhores decisões para o aumento da produtividade da lavoura.
GPS
Embora seja uma tecnologia há tempos utilizada no campo, o GPS vem evoluindo ao longo dos anos. Por meio dele, é possível avaliar a produtividade da lavoura, programar as colheitas e até mesmo controlar as máquinas agrícolas. Graças a ele, a vida do produtor rural se tornou bem mais fácil.
Drone
O drone é uma tecnologia, que tem dominado o agronegócio brasileiro, devido às suas múltiplas funcionalidades. Atualmente, o produtor rural o utiliza para fazer mapeamento aéreo da propriedade, fazer a irrigação e pulverização da lavoura, além de realizar o georreferenciamento.
Satélite
Graças ao satélite, é possível captar imagens semelhantes àquelas que o olho humano consegue captar. Por meio dele, também conseguimos captar imagens espectrais, ou seja, faixas do espectro invisíveis ao olho humano. O infravermelho, por exemplo, permite a análise das condições climáticas e do NDVI (Normalized Difference Vegetation Index). Com isso, o produtor passa a ter acesso a informações de sumo valor para o sucesso de sua lavoura.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Análise do Solo e Recomendação de Calagem e Adubação
Projeto de irrigação Localizada
Fonte: Tecnologia no Campo
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.