WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer acabar com formigueiros sem gastar muito? Isca neles!

A isca formicida é o método mais utilizado, por ser o mais prático e econômico, além de ser bastante eficiente, quando realizado com as técnicas corretas

Quer acabar com formigueiros sem gastar muito? Isca neles!   Artigos Cursos CPT

 

A isca formicida é o método mais utilizado, por ser o mais prático e econômico, além de ser bastante eficiente, quando realizado com as técnicas corretas. Além de ser menos poluente que as outras formas com o pó seco e a temonebulização, oferece maior segurança ao aplicador; a concentração do inseticida é mais baixa e por isso é considerada por muitos a melhor forma de utilizar o controle químico das formigas, pois elas carregam as iscas para seus ninhos sem detectar o inseticida.

"As iscas granuladas são compostas de um princípio ativo tóxico que é dissolvido em óleo de soja refinado (que serve de solvente e também é atraente para as formigas) e incorporado a um substrato atrativo, normalmente, polpa de laranja ou de outro citrus desidratado na forma de pellets. Essa polpa também pode ser feita a partir de outros materiais orgânicos, como milho, folha de eucalipto, farinha de mandioca, farinha de trigo, bagaço de cana", afirma Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso a Distância CPT Controle de Formigas Cortadeiras, em Livro+DVD e Curso Online.

No uso de iscas formicidas, elas são procuradas e transportadas pelas cortadeiras/carregadeiras e distribuídas por toda a colônia. A contaminação inicial das formigas se dá pela ingestão do produto pelas operárias no ato de transportar, limpar e incorporar os pellets (grânulos) da Isca na cultura do fungo. Após a incorporação dos pellets, toda formiga que se alimentar do fungo irá ingerir indiretamente o formicida, e assim se contaminará. As operárias jardineiras são as primeiras a morrerem e, dessa forma, a cultura do fungo não receberá mais os cuidados necessários para sua sobrevivência, e em poucos dias não servirá mais de alimento para as formigas.

De forma geral, 1 dia após a aplicação de isca formicida à base de sulfluramida, 70% das operárias já estão contaminadas. A paralisação do corte ocorre de 3 a 10 dias após a aplicação da isca formicida, podendo haver movimentação de mais 60 dias, mas sem atividade de corte.

Para que esse sistema funcione, é importante que os princípios ativos das iscas não matem rapidamente as formigas, mesmo em alta concentração, dando tempo para que ocorra a disseminação do produto sem que elas percebam a sua toxicidade e as retirem do formigueiro. Elas também devem ser altamente atrativas para que as formigas as carreguem para o interior dos ninhos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Entenda a organização social das formigas cortadeiras
Qual tipo de formiga causa mais danos à agropecuária? As Saúvas Atta!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!