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Qual a melhor forma de fidelizar clientes no agronegócio?

Como o perfil dos consumidores mudou, o agronegócio precisa conseguir alcançar e fidelizar esses “novos” clientes

Clientes agronegócio - imagem ilustrativa

Dados divulgados pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento evidenciam, no Brasil, um superávit do agronegócio que ultrapassa os U$87 bilhões. Nesse contexto, Jacimar Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistemas de Produção, afirma que o agronegócio é uma atividade consolidada não só no Brasil, como no mundo todo, seja com a produção animal, seja com a produção vegetal.

No entanto, é possível perceber que o perfil dos consumidores mudou. Cada vez mais, a exigência por produtos de qualidade e/ou por produtos saudáveis é uma realidade, o que obriga os produtores a investir em estratégias que tenham como objetivo atender aos anseios do mercado consumidor.

Logo, fica fácil perceber que, na tentativa de tornar o seu negócio ainda mais lucrativo, a fidelização de clientes é um dos principais passos para transformá-lo em um grande sucesso. A partir disso, fique ligado nessas dicas para fidelizar clientes:

Resultados

Um dos primeiros passos que devem ser dados para valorizar o seu negócio frente a seus clientes é a apresentação de resultados, isto é, para que eles possam comprar – e voltar a fazer negócio também –, é essencial que vejam bons resultados. E essa dica vale não só para pequenos produtores, como também para os grandes. A “conta” é simples: se ele volta a fazer negócio é porque o seu produto realmente fez a diferença.

Cliente

Se o seu objetivo é fazer do seu cliente seu parceiro de mercado, então é necessário conhecê-lo. A partir do momento em que você sabe qual é o seu perfil e entende quais são suas necessidades, fica mais fácil adotar estratégias para atingi-lo de forma efetiva. Durante o processo de compra, mais do que conseguir finalizar a negociação, é possível identificar como seus produtos podem ser a solução para eles.

Atualização

Não somente o perfil dos consumidores mudou. O agronegócio também foi e continua sendo impulsionado por novas tecnologias e métodos de produção. Manter o seu negócio atualizado é uma forma de mostrar aos seus clientes a relevância dele, além de torná-lo mais competitivo em relação aos preços.

Valorização

Clientes que se sentem valorizados compram mais e sempre. Mais do que promoções, há outras alternativas para demonstrar que você realmente se preocupa com eles. Um exemplo é a experiência de pós-compra, ou seja, ter o cuidado com eles mesmo quando eles pisam “da porta para fora” da sua propriedade.

Brindes

Nada mais conquistador do que um bom brinde, certo? Contudo, se você já está pensando em canetas ou chaveiros, troque esse pensamento por outro: um brinde só é efetivo quando ele possui alguma utilidade para quem o recebe. E, ainda, a principal função dele deve ser fazer com que quem o receba recorde sempre da qualidade dos seus produtos ou serviços. Clientes fiéis ou clientes que compram grandes quantidades podem ser os premiados com esse diferencial.

Foco

Todos os produtores não têm dúvidas de que todo cliente é importante. Todavia, direcionar o foco para o cliente certo se configura, igualmente, como uma opção acertada para a fidelização. Clientes eventuais têm potencial para representar boa parte das suas vendas, mas aqueles que estão sempre em contato com seus produtos precisam de atenção especial.

Inovação

A inovação deve ser palavra de ordem para qualquer empreendimento que vise a se estabelecer como importante para a clientela. E, ao contrário do que muita gente acredita, inovar não significa apenas investir em tecnologia: um negócio inovador é aquele que pensa além de sua zona de conforto. Portanto, inovar não significa desprender um grande aporte financeiro, mas sim entender, escutar e sempre privilegiar a parte mais importante do seu negócio: o cliente.

 


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Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistema de Produção
Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino
Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-doce

Fonte: Blog Rodeo West – blog.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

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Comentários

Alficene Mané

6 de dez. de 2021

Gostaria de fazer curso agricultura

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de dez. de 2021

Olá, Alficene! Tudo bem com você?

Verifiquei no meu sistema que uma de nossas consultoras está entrando  contato com você por e-mail para te passar maiores informações sobre os nossos cursos na área da agricultura. No link a seguir você encontra maiores informações também sobre os cursos https://www.cpt.com.br/cursos-agricultura

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

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