WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Quais são as formas de plantar ou propagar plantas?

A propagação de plantas pode ser feita com sementes ou com a multiplicação

Plantio - imagem ilustrativa

A agricultura é uma atividade com importância mundial e é responsável por produzir frutas, hortaliças e vários outros produtos que alimentam toda a população diariamente. Só no Brasil, ela detém pouco mais de 5% de todo o PIB brasileiro e, de acordo com o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –, movimenta quase R$100 bilhões em volume de exportações ao lado da pecuária.

Glauco Vieira, um dos professores do Curso CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades, ressalta que o sistema de produção agrícola possui várias etapas que precisam ser executadas da melhor forma possível para garantir a produtividade da propriedade, sem prejuízo com o desenvolvimento das culturas.

O plantio ou a propagação dos diversos vegetais constitui o primeiro passo para o cultivo dos mesmos e desempenha papel importante para o futuro da cultura, dado que erros nesse processo podem fazer com que a ela nem chegue a se desenvolver. A propagação pode ser feita de duas formas: de forma sexuada, com a semeadura; ou de forma assexuada, pela multiplicação.

Semeadura

É a forma de propagação feita através de sementes. Quando elas são grandes, podem ser plantadas de forma individual, ao passo que, quando pequenas, devem ser misturadas com areia para facilitar essa etapa. Geralmente, a semeadura é feita em pequenas caixas de madeira ou em saquinhos plásticos, contendo uma mistura de terra com areia, argila e adubo.

Multiplicação

Produtores encontram na primavera a época ideal para a multiplicação, pois é nela que as plantas aumentam as raízes e começam a brotar. A multiplicação divide-se em várias outras formas:

- Estaquia

A estaquia é uma das formas de multiplicação mais utilizadas por agricultores, pois é simples e fácil e consiste na retirada de um pedaço de algumas plantas para plantio no solo. Ao plantar esse pedaço – denominado estaca –, ele criará raízes e gerará uma nova planta.

- Mergulhia

Para plantas que não enraízam por outros métodos, emprega-se a técnica de mergulhia. Ela acontece de forma natural, quando plantas que possuem ramos inclinados ou flexionados tocam no solo. Ao tocá-lo, deve-se ferir ou descascar o ramo para evitar que seiva volte e que haja formação do calo. Posteriormente, é possível utilizar um hormônio para enraizamento, separando os dois pedaços logo após o nascimento delas.

- Enxertia

Há várias técnicas para a enxertia, desde as mais simples, até as mais complicadas. A grosso modo, esse método consiste na união de um pedaço de caule a outro pedaço de caule com raízes, que é conhecido como “porta-enxertos” ou “cavalo”.

- Alporquia

Consiste em realizar um corte oblíquo de baixo para cima no caule da planta que se deseja multiplicar, removendo as folhas em volta desse corte e fazendo um anel de 1cm de largura, retirando a casca desse local. Para manter esse anel semiaberto, deve-se colocar um pequeno calço de madeira e utilizar um hormônio para facilitar seu enraizamento. Ainda, é necessário criar com tiras de plástico uma espécie de “copo” úmido, com substrato de esfagno para que as raízes se desenvolvam melhor.

- Divisão de touceiras

A divisão de touceiras é simples, que requer separação de uma das touceiras da planta-mãe e corte das raízes da muda retirada, o que produz uma nova planta, com as mesmas características da mãe, que cria raízes com facilidade. Recomenda-se que essa divisão e o consequente plantio sejam feitos nos meses de inverso e começo da primavera.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Produção de Milhos em Pequenas Propriedades
Produção de Tomate para a Indústria
Produção de Milhos Especiais

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!