
No Brasil, o mercado interno de grãos é bastante lucrativo. Entretanto, muitos produtores de grãos, como milho e soja, visam abranger novos mercados, incluindo o mercado externo, para aumentar os lucros. Um dos primeiros passos do empreendedor é buscar o máximo de informações, sabendo que o caminho é longo até começar a exportar os seus grãos.
A exportação de grãos é complexa, principalmente no que diz respeito à documentação e regulamentação até a legalização. Por isso, o produtor rural deve procurar um consultor especializado para tornar mais fluida a parte burocrática e facilitar o processo para melhores resultados financeiros.
São inúmeras as vantagens da exportação de grãos. Além da tributação facilitada, o processo compensa economicamente, pois o produtor de grãos reinveste na produção, o que aumenta as chances de crescimento dos negócios. Mas quais os caminhos para a exportação de grãos?
Gestão de qualidade
Um dos caminhos para exportar grãos é a gestão de qualidade. Com uma boa administração dos negócios, o mercado externo é bastante favorável. Mesmo porque ao gerir com excelência a produção de grãos, o produtor rural consegue tomar decisões mais acertadas para o sucesso o empreendimento.
Capacitação profissional
A produção de grãos direcionada ao mercado externo faz parte de uma complexa cadeia de valor. Por isso, é imprescindível investir em capacitação profissional de qualidade, além de buscar informações sobre o mercado internacional de grãos, a melhor época para exportação, entre outros aspectos relevantes para esse tipo de negócio.
Solicitação de créditos rurais
Grande parte do PIB (produto interno bruto) do Brasil corresponde às exportações, especialmente, as agropecuárias. Para fazer parte desse mercado, o produtor de grãos deve investir em tecnologia para aumentar a sua produção e melhorar a qualidade dos seus produtos. Para isso, basta solicitar créditos rurais.
Uma forma de obter crédito rural é participando de programas, como o Pronaf, que beneficia os produtores rurais, que buscam ampliar os seus negócios. Inclusive, os bancos possuem um departamento exclusivo para agronegócios.
Ingresso no mercado
Outro caminho para exportar grãos é o ingresso no mercado. Por meio dele, o produtor de grãos amplia a sua rede de compradores, o que aumenta a chances de contato com empreendedores do mercado interno e externo. Vale destacar que as oportunidades de exportação começam com a experiência no mercado interno.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Produção de Milho em Pequenas Propriedades
Produção de Amendoim de Qualidade
Fonte: tecnologianocampo.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.