
Na agricultura, o controle químico de pragas, doenças e plantas invasoras deve seguir parâmetros de segurança, que não coloquem em risco a saúde humana nem prejudiquem o meio ambiente. Além disso, a aplicação dos agroquímicos (regulamentados pelo Mapa) deve ser prescrita por engenheiro agrônomo. Geralmente são utilizados dois equipamentos, o pulverizador e o atomizador. Mas quais as diferenças entre ambos?
Atomizador
Recomenda-se o uso do atomizador para áreas de cultivo mais extensas, características da fruticultura e horticultura comercial. Dentre as particularidades do equipamento, está a possibilidade de aplicação de defensivos agrícolas, em locais que inviabilizam o acesso de tratores e em cultivos adensados. O produto pode ser lançado a mais de 10 metros de distância por minuto, com alta performance de aplicação.
Graças ao sistema de descompressão do equipamento, torna-se mais fácil a sua operação, o que reduz consideravelmente os esforços do operador. Além da aplicação de agroquímicos nas plantações, o atomizador permite a aplicação de fertilizantes e calcário (para calagem do solo). Até mesmo sementes e ração para peixes podem fazer bom uso do equipamento, contanto que ele seja de uso exclusivo para tal.
Pulverizador
Recomenda-se o uso do pulverizador para diferentes áreas de produção do setor agropecuário. Entretanto, os resultados são melhores quando a aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes é realizada em culturas não suscetíveis a altas velocidades de ar. Por outro lado, a operação do equipamento é fácil e garante total mobilidade ao profissional. O pulverizador permite o lançamento do produto em forma de microgotículas.
Além do controle de pragas, doenças e plantas daninhas, o equipamento pode ser utilizado para esterilização de instalações, como baias e galpões. Independentemente da finalidade do pulverizador, por ser leve e constituído de suportes costais almofadados, sua operação é facilitada. Do tanque de armazenamento sai uma mangueira com cinta telada em metal, o que possibilita a aplicação do produto, com segurança, até mesmo sob alta pressão.
Pulverizador x atomizador
O pulverizador apresenta tampa de partida independente, filtro de ar e suportes costais almofadados. O equipamento é ideal para controle de pragas, doenças e ervas invasoras, bem como adubação e desinfecção de instalações onde se criam animais. Projetado para culturas que suportam velocidades de ar baixas, o pulverizador é próprio para líquidos e grãos.
O atomizador apresenta tampa de partida independente, filtro de ar e cinturão. O equipamento é ideal para controle de pragas, doenças e ervas invasoras, bem como adubação, fornecimento de ração para peixes e combate a incêndios. Projetado para culturas que suportam velocidades de ar elevadas, o atomizador é próprio para líquidos, grãos e pó.
Conheça o Curso CPT Controle de Cupins em Áreas Agrícolas, Pastagens e Construções Rurais.
Leia o artigo "Novas regras para pulverização aérea de lavouras."
Fonte: mundohusqvarna.com.br
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.