
As culturas de inverno ou culturas de entressafra trazem algumas vantagens ao produtor rural. Além de aumentarem a fertilidade do solo, elas inibem a multiplicação de microrganismos patógenos no solo e reduzem o crescimento de plantas daninhas. Sem falar que são uma forma viável técnica e economicamente de garantir a renda dos produtores rurais mesmo no inverno, que é uma estação com temperaturas baixas e seca.
Vejamos a seguir as principais culturas de inverno por região do país:
Regiões Norte e Nordeste
Diferentemente das outras regiões do país, o Norte e o Nordeste, apresentam leves quedas de temperatura, que chegam a 18°C e 36°C (média). Entretanto, predomina a estiagem, com baixos índices pluviométricos. Por esses motivos, as culturas de inverno para essas regiões devem tolerar o calor e exigir menos irrigação.
As culturas de entressafra mais recomendadas para a região Nordeste são a alface, a abóbora, a cenoura, o coentro, o espinafre e a salsa. Já para a região Norte, as culturas de inverno ideais são a cenoura, o feijão-vagem, a melancia, o melão, o morango e o repolho.
Região Centro-Oeste
As culturas de inverno para o Centro-Oeste são as mesmas do Sudeste, como o cambre, o feijão, o girassol e o sorgo, mas a melhor para essa região é a aveia, que resiste melhor à seca. A escolha por uma ou outra depende dos objetivos do produtor rural e da demanda no mercado. Alguns produtores destinam as culturas de inverno para cobertura do solo ou para a alimentação animal.
Região Sudeste
As culturas de inverno para o Sudeste apresentam maiores chances de comercialização, pois o mercado é mais amplo. Salvo exceções, as temperaturas não reduzem tanto como no Sul do país, o que permite o cultivo de espécies de trigo mais resistentes ao calor. Sem falar do cambre, do feijão, do girassol e do sorgo.
Na região Sudeste, os produtores devem plantar culturas de inverno com características de culturas de verão, pois as temperaturas se mantém mais equilibradas. Como o clima está mais seco, a disseminação de pragas e doenças diminui, além da redução das plantas daninhas.
Região Sul
No inverno, as temperaturas no Sul apresentam significativa redução, inclusive, com a possibilidade de ocorrência de neve e geada. Nesse sentido, o produtor rural deve escolher culturas de inverno mais resistentes ao frio, como a aveia, o centeio, o trigo e o milho. Vale destacar que a região Sul é a maior produtora de trigo do país, abrangendo 88,9% da safra nacional.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Produção de Milho em Pequenas Propriedades
Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino
Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho
Fonte: summitagro.estadao.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.