WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Plantação de amendoim - manejo das plantas daninhas

Entre os tratos culturais nas lavouras de amendoim, o manejo de plantas daninhas e o controle de pragas e doenças são os mais realizados

 

Plantação amendoim

 

Entre os tratos culturais nas lavouras de amendoim, o manejo de plantas daninhas e o controle de pragas e doenças são os mais realizados. Sua prática é de fundamental importância para o sucesso da produção, principalmente quando realizado de forma correta e efetiva, ajudando a garantir o capital investido pelo produtor rural.

Controle de plantas daninhas

1- Preparo do terreno

O controle de ervas daninhas inicia-se com o preparo do terreno, principalmente, na última gradagem, feita poucos dias antes do plantio. As ervas daninhas são eliminadas, permitindo o desenvolvimento inicial da lavoura, sem sua concorrência.

2- Período de competição das ervas

O período crítico de competição das ervas ocorre quando o terreno ainda não está coberto pela cultura e vai até mais ou menos 40 dias após o plantio.

3- Sementeiras das plantas daninhas

Nos amendoins rasteiros, também, é importante que se controlem as sementeiras das plantas daninhas, que podem desenvolver-se acima das plantas de amendoim, no decorrer da cultura, até o final do ciclo, e que podem prejudicar as operações de colheita.

4- Tipos de controle

O controle pode ser feito por meio de capinas, produtos químicos, ou de cultivos mecânicos, dependendo do nível de tecnificação da lavoura e da variedade cultivada. Podem ser usados diversos tipos de cultivadores, tracionados por trator ou por animal, destacando-se o tipo asa de andorinha.

- O cultivo com trator ou animal, é uma opção para áreas pequenas, pouco tecnificadas. Quando bem conduzido, reduz o emprego da enxada, contribuindo para baixar o custo de produção.

- O cultivo mecânico deve ser raso, para não cortar as raízes que se localizam, em grande parte, a 20 cm de profundidade. Deve ser realizado quando as ervas ainda estão pequenas.

- O controle químico é o mais eficiente e econômico para áreas maiores e tecnificadas. Podem ser aplicados em pré-plantio incorporado (PPI), em pré-emergência (PRÉ) e em pós-emergência (PÓS).

Conheça o Curso CPT Produção de Amendoim de Qualidade.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?