
Afonso Peche, professor do Curso CPT Mecanização em Pequenas Propriedades, explica que as pequenas propriedades agrícolas brasileiras, são as grandes responsáveis pela produção de alimentos em nosso país, e como a população cresce em larga escala, é fundamental que o pequeno produtor adote novas tecnologias para potencializar a sua produção.
Nesse contexto, está a agricultura de precisão, uma forma de manejo localizado que está ao alcance dos agricultores. O conceito é novo e ainda desperta a curiosidade dos produtores, especialmente porque está associado a um aporte tecnológico que, para muitos, pode ser considerado inalcançável.
O que é a agricultura de precisão?
Por seu conceito, define-se agricultura de precisão como o conjunto de ferramentas e tecnologias que permitem ao produtor rural gerenciar de forma localizada a sua lavoura. Ela tem como principais benefícios menor impacto no meio ambiente, melhoramento de todo o sistema produtivo e obtenção de mais lucros. No entanto, ainda que pareça simples, a agricultura de precisão envolve investimento em tecnologia e conhecimento técnico.
Agricultura de precisão na história
Apesar de ser considerada uma “modalidade” nova, a agricultura de precisão já vem sendo estudada há anos, tendo, a partir do ano de 2000, a sua maior difusão, graças à potencialização do GPS. Hoje, ela está muito mais desenvolvida e há perspectiva para que ela se torne capaz de gerenciar um número grande de dados, prevendo problemas e permitindo que os produtores atuem de forma preventiva.
Receptores GNSS e agricultura de precisão
Os GNSS – Sistemas Globais de Posicionamento por Satélite – são imprescindíveis para a agricultura de precisão, pois são eles que permitem determinar a localização geográfica dos atributos que serão investigados ou os trajetos pelos quais os equipamentos se deslocarão. É preciso, porém, entender que cada operação agrícola utiliza um tipo de GNSS para conseguir a precisão almejada.
Nesse processo, alguns erros podem acontecer, sendo classificados em aleatórios ou sistemáticos. Enquanto os aleatórios não conseguem ser evitados – e todos os produtores estão sujeitos a eles, os sistemáticos permitem controle, redução ou até eliminação.
Ferramentas aplicadas na agricultura de precisão
- Amostragem georreferenciada
Essa ferramenta tem o objetivo de identificar os locais no talhão que não apresentam o mesmo comportamento ou característica, quer seja em relação a nutrientes, quer seja em relação a produtividade, por exemplo.
- Mapeamento das operações na lavoura
Com a elaboração de mapas para as diferentes demandas, pretende-se registrar detalhes importantes, permitindo atuação mais precisa. Há três tipos principais: o mapa da operação de colheita, utilizado para identificar regiões com diferentes potenciais produtivos; o mapa da operação de distribuição de insumos, que tem relação com o insumo que será aplicado na lavoura; e o mapa das operações, que monitora o rendimento operacional e alguns fatores que interferem na qualidade das operações.
- Sensoriamento
O sensoriamento, por sua vez, é empregado na obtenção de informações sobre alvos, como a planta a o solo. Também há tipos de sensor e conceitos de sensoriamento que, quando aplicados, proporcionam tomadas de decisão mais rápidas e seguras. Com relação aos tipos, temos:
. Sensoriamento direto, quando ele entra em contato direto com o solo, planta ou fruto, por exemplo;
. Sensoriamento remoto, que, de forma oposta, não entra em contato com o seu alvo.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Mecanização em Pequenas Propriedades
Plantio Direto
Treinamento de Tratorista – Operação do Trator e Regulagem de Implementos
Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Agricultura de precisão: conceitos / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. – Brasília: Senar, 2019. 28 p; il.
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.