WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Medidas preventivas para conter o ataque de formigas cortadeiras

Com o uso de técnicas preventivas, pode-se manter um nível de ataque baixo e convivermos com as formigas cortadeiras. Para isso, é necessário conhecer a sua estrutura e alguns de seus hábitos

Medidas preventivas para conter o ataque de formigas cortadeiras   Artigos Cursos CPT

 

Com o uso de técnicas preventivas, pode-se manter um nível de ataque baixo e convivermos com as formigas cortadeiras. “Além de serem importantes para todos os agricultores, elas são alternativas para os sistemas de produção de base agroecológicas ou orgânicas, onde não se pode realizar o controle químico que contamina o solo e toda a cadeia do sistema”, afirma Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso a Distância CPT Controle de Formigas Cortadeiras, em Livro+DVD e Curso Online. Para isso, é necessário conhecer a sua estrutura e alguns de seus hábitos.

Durante alguns períodos do ano, principalmente no inverno, elas fecham os olheiros de ventilação e, ou alimentação, para controlar a temperatura interna do ninho. Nessas épocas, o controle fica muito dificultado, seja para realizar a localização, o controle com iscas ou mesmo com a circulação de produtos de combate dentro das colônias.

O uso de técnicas preventivas tem como objetivo evitar, ou retardar que os formigueiros já existentes causem danos significativos ao agricultor, não sendo necessário o controle dos formigueiros. Para se atingir esse objetivo, utiliza-se um conjunto de medidas preventivas que pode ser implantado individualmente ou em conjunto, para aumentar a eficiência. São elas:

I- Conservação dos inimigos naturais


A conservação e adequação do ambiente florestal de forma a favorecer a multiplicação dos inimigos naturais das formigas cortadeiras é de suma importância. Grande parte desse trabalho é de tomada de decisão simples, como, por exemplo, a manutenção de florestas com locais que favoreçam a alimentação e reprodução desses inimigos naturais. Locais como nascentes, bosques com maior biodiversidade garantem parte desse favorecimento. Essas áreas devem ser de acesso impedido ou restrito a animais exóticos como gado, cachorros e gatos e também seres humanos.

Outras medidas como eliminar o uso do fogo, uso indiscriminado de agrotóxicos que eliminam ou afugentam os inimigos naturais é outra medida fundamental que favorece o manejo biológico.

Fazer esforços para a multiplicação e manutenção dos inimigos naturais como coibir a caça de animais silvestres e a introdução de ninhos para pássaros são bastante efetivos. A proteção dos animais silvestres tem papel muito maior que o controle biológico das formigas e deveria ser incorporado em programas de educação ambiental em todos os níveis da educação. A população deveria agir em conjunto e até pressionar a legislação, de forma a se obter atitudes firmes com os contraventores que caçam e capturam animais silvestres que têm sido devastados diretamente ou indiretamente, como também aos agricultores que usam indiscriminadamente agrotóxicos, eliminando os inimigos naturais e contaminando o solo e a água.

II- Diversificação da vegetação natural


Uma das ações mais eficazes para a manutenção dos inimigos naturais é a diversificação da vegetação natural e a manutenção de florestas naturais com espécies nativas. A supressão da vegetação nativa e implantação de florestas plantadas com poucas espécies não oferece refúgio para fauna local. Quando uma espécie, como a formiga, consegue se estabelecer nesse novo ambiente sem biodiversidade, encontra abundância de alimento e ausência de inimigos naturais. Dessa forma, ela cresce e se multiplica, tornando-se uma praga.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Entenda a organização social das formigas cortadeiras
Qual tipo de formiga causa mais danos à agropecuária? As Saúvas Atta!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!