Atualmente, o agronegócio é um dos setores que mais se destaca no que concerne à consolidação e lucratividade de negócios. Nesse contexto, a agroindústria, a agricultura e a pecuária apresentam grande potencial de retorno de investimento. Entretanto, cada um deles traz consigo pontos positivos e negativos, a serem considerados pelo empreendedor antes de se aventurar em um ou outro.
Agroindústria
A revolução agrícola e a pecuária intensiva têm contribuído significativamente com o desenvolvimento da agroindústria. Da mesma forma, os avanços tecnológicos otimizam os processos e os resultados da produção tanto quantitativa como qualitativamente. Com isso, o produtor rural agrega valor ao fruto de sua lavoura ou criação animal. A manga produzida vira geleia, compota e doce; já o suíno se transforma em linguiça, presunto e hambúrguer.
Entretanto, o investimento na indústria rural requer alto capital disponível, compensado com o rápido retorno financeiro (curto prazo). Na verdade, para investir na agroindústria, é indispensável captar recursos para a aquisição de maquinário, contratação de funcionários e inovação tecnológica. Por esses motivos, alguns produtores buscam financiamento em bancos, outros formam cooperativas.
Agricultura
O Brasil apresenta clima favorável às mais diversas culturas – desde a produção de grãos até a fruticultura. O agricultor, cujo objetivo é aumentar o faturamento, investe em tecnologia para melhorar o padrão de qualidade de seus produtos. Com isso, ele oferece ao mercado produtos diferenciados, com alto valor comercial e grandes chances de comercialização para o mercado externo.
Mesmo com as vantagens climáticas do país, algumas regiões enfrentam longos períodos de estiagem. Entretanto, a maior parte dos produtores conseguem minimizar esse problema com o plantio direto, que favorece o armazenamento de água no solo. Ao contrário da agroindústria, o setor agrícola alcança retorno de investimento, a médio prazo, devido aos gastos com novas safras e a consultoria profissional.
Pecuária
Grande parte do investimento em pecuária é direcionada à aquisição de terras e à compra de animais. Entretanto, as chances de alto faturamento são potencializadas, principalmente se o pecuarista focar no mercado externo. China, Estados Unidos e Rússia são os principais mercados da carne brasileira.
Uma estratégia de sucesso é adquirir animais somente para engorda contanto que o produtor já tenha contato com compradores internacionais. Com isso, o retorno do investimento ocorre em médio prazo.
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Leia o artigo "Drones na agricultura e na pecuária: funcionalidades."
Fonte: br.blastingnews.com
Por Andréa Oliveira.
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