WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Integração lavoura, pecuária e floresta diversifica a produção e protege o meio ambiente

Sistema agrossilvipastoril integra árvores com culturas agrícolas, pastagens e animais

Esses sistemas têm potencial para aumentar a produtividade e reduzir os riscos de degradação.

É notável o avanço na produtividade em boa parte dos pastos brasileiros; porém, percebemos a tendência de muitos produtores rurais serem alijados da atividade por conta de um manejo inadequado de suas áreas de pastagens. Os pastos são a base da alimentação animal da pecuária nacional, entretanto, se mal manejados, apresentam rápido e acentuado declínio em sua capacidade produtiva, em decorrência dos processos de degradação causados por fatores como manejo inadequado da lotação, com superpastejo alternado com subpastejo; e redução da disponibilidade de nutrientes no solo, fatores que enfraquecem as plantas e as colocam mais predispostas ao ataque de pragas, doenças e competição com plantas daninhas.

A busca por sistemas de produção mais sustentáveis indica que os consorciados surgem como técnicas capazes de potencializar o uso dos recursos naturais e gerar renda de maneira mais eficiente, além de poder colaborar para a reversão de processos de degradação ambiental. Nesse contexto, os sistemas agroflorestais, que envolvem a combinação de árvores com culturas agrícolas, pastagens e/ou animais, constitui alternativa potencial para aqueles interessados em diversificar a produção e a renda, e agregar benefícios ambientais à propriedade rural.

Os sistemas agroflorestais podem ser classificados como agrossilvicultural (árvores consorciadas com culturas), silvipastoril (árvores consorciadas com pastagens e/ou animal) e agrossilvipastoril (árvores com culturas agrícolas, pastagens e/ou animal). Essas combinações podem ser realizadas de diferentes formas, com diferentes espécies, espaçamentos de plantio e sequências temporais.
 
Atualmente, um modelo de sistema agrossilvipastoril, denominado integração lavoura-pecuária-floresta, tem-se destacado. Nesse, é proposta a inserção de árvores na já conhecida integração lavoura-pecuária, visando agregar mais vantagens. Essas técnicas propõem a associação de espécies em sistemas integrados, juntamente com o uso de práticas conservacionistas, como a adoção do sistema de plantio direto, que desponta nos dias atuais como opção mais viável.

Os sistemas consorciados são capazes de potencializar o uso dos recursos naturais e gerar renda de maneira eficiente.

O curso “Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas mostra como o eucalipto, milho ou feijão e a pastagem podem ser cultivados em consórcio, buscando uma sinergia entre si que resulte em maior eficiência, mais rentabilidade, menores impactos ambientais; enfim, maior sustentabilidade para as atividades da propriedade rural.

No curso você receberá informações do professor Lino Roberto Ferreira, do Departamento de Fitotecnia da UFV - Universidade Federal de Viçosa, e do professor Sílvio Nolasco de Oliveira Neto, do Departamento de Engenharia Florestal, também da UFV.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Esses sistemas, se bem manejados, têm potencial para aumentar a produtividade e reduzir os riscos de degradação, bem como possibilitar melhorias nas características químicas, físicas e biológicas do solo. Outro fator favorável da consorciação é a diversificação da produção na propriedade, aumentando as chances de sucesso na comercialização dos produtos e a permanência do homem no campo.

Por: Patrícia Tristão.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

erivaldo pires costa

11 de jan. de 2016

Eu, Erivaldo, técnico em agropécuario, acredito no sistema intregado gerando sustentabilidade e resguardando a futuras gerações quer seja humana e animal. A biotecnologia assegura esses direitos onde os seres biótico e abiótico contemplam a cadeia da vida.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jan. de 2016

Olá, Erivaldo!

Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que nossa publicação lhe agradou.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

afonso bezerra dos santos

10 de dez. de 2015

....Ao longo das últimas três décadas o agronegócio brasileiro vem crescendo e se transformando de maneira expressiva. A incorporação de terras do Cerrado ao processo produtivo nacional, em especial a partir da década de 1970, explica boa parte desse sucesso. Em 1970, a produção de arroz, feijão, trigo, milho e soja foi de 27 milhões de toneladas. Em 2011-2012, a produção dessas culturas somou cerca 160 milhões de toneladas, crescimento de 583% (CONAB, 2013). Entretanto, um grande desafio para a agricultura será contornar os problemas decorrentes de décadas de práticas agrícolas de monocultivo e de elevada pressão sobre o ambiente, tais como: a erosão e perda de fertilidade dos solos, assoreamento dos cursos d'água, poluição do solo e da água e emissões de gases de efeito estufa...

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de dez. de 2015

Olá, Afonso!

Agradecemos seu comentário.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Domingos Antonio de Matos

8 de abr. de 2012

Gostaria de saber se o CPT oferece curso presencial deste assunto

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de abr. de 2012

Olá, Domingos!

Nossos cursos são constituídos por livro interativo e filmes em DVD, que mostram a prática. Para mais informações acesse: http://www.cpt.com.br/cursos-agricultura/curso-de-integracao-lavoura-pecuaria-e-eucalipto e conheça todas informações referentes ao Curso Integração, Lavoura, Pecuária e Eucalipto.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!