
“No Brasil, os solos apresentam condições físicas favoráveis para a agricultura. Por outro lado, suas condições químicas geralmente são desfavoráveis, como alta acidez e baixa quantidade de nutrientes. Para corrigir esses problemas, são realizadas a adubação e a calagem”, afirmam Eurípedes Malavolta e Moacyr Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho, professores do Curso CPT Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação.
Outra prática utilizada é a gessagem, com a aplicação de CaSO₄.2H₂O (sulfato de cálcio), conhecido popularmente como gesso agrícola. Este é um subproduto da reação do ácido sulfúrico com a rocha fosfatada ao fabricar fertilizantes fosfatados. Embora não seja um corretivo de acidez, como o calcário, o gesso traz inúmeros benefícios à agricultura.
Crescimento das raízes
O cálcio presente no gesso agrícola estimula a divisão celular nas raízes da planta. No processo, o cálcio se liga à calmodulina, uma proteína ativadora termoestável das células meristemáticas. Quando a concentração de alumínio trocável é reduzida pela aplicação de sulfato de cálcio, o crescimento das raízes é potencializado.
Resistência à seca
Com o desenvolvimento radicular maximizado, a planta ganha maior resistência à seca, pois alcança camadas mais profundas em busca de água. Em outras palavras, o aumento da capacidade da planta captar água permite que ela resista a longos períodos de estiagem sem impactar no seu desempenho produtivo.
Redução do alumínio solúvel
A aplicação do gesso agrícola também reduz o alumínio solúvel presente no solo. Quando o sulfato de cálcio entra em contato com a água, os íons de cálcio e sulfato são dissociados. Enquanto o cálcio reage com as partículas do solo, o sulfato reage com o alumínio, tornando-o insolúvel, o que impede a sua absorção pelas plantas.
Suprimento de cálcio e enxofre
Da mesma forma, a gessagem disponibiliza cálcio para as plantas, nas camadas mais profundas do solo, com maior rapidez, principalmente por sua alta solubilidade. Por esse motivo, a aplicação de gesso agrícola é recomendada para culturas com sistema radicular mais profundo (macieira), que requerem cálcio em grande quantidade.
Além do cálcio, o gesso agrícola disponibiliza enxofre para as plantas. No cultivo de soja, por exemplo, 40% do enxofre absorvido pela planta se concentra nos grãos. Além disso, o enxofre ajuda na composição de proteína e, quando deficiente, causa clorose nas folhas, o que compromete a fotossíntese.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação
Projeto de Irrigação Localizada
Fonte: Tecnologia no Campo
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.