WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Funções e benefícios da gessagem na agricultura

O cálcio presente no gesso agrícola potencializa o crescimento das raízes da planta

Funções e benefícios da gessagem na agricultura

“No Brasil, os solos apresentam condições físicas favoráveis para a agricultura. Por outro lado, suas condições químicas geralmente são desfavoráveis, como alta acidez e baixa quantidade de nutrientes. Para corrigir esses problemas, são realizadas a adubação e a calagem”, afirmam Eurípedes Malavolta e Moacyr Oliveira Camponez do Brasil Sobrinho, professores do Curso CPT Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação.

Outra prática utilizada é a gessagem, com a aplicação de CaSO₄.2H₂O (sulfato de cálcio), conhecido popularmente como gesso agrícola. Este é um subproduto da reação do ácido sulfúrico com a rocha fosfatada ao fabricar fertilizantes fosfatados. Embora não seja um corretivo de acidez, como o calcário, o gesso traz inúmeros benefícios à agricultura.

Crescimento das raízes


O cálcio presente no gesso agrícola estimula a divisão celular nas raízes da planta. No processo, o cálcio se liga à calmodulina, uma proteína ativadora termoestável das células meristemáticas. Quando a concentração de alumínio trocável é reduzida pela aplicação de sulfato de cálcio, o crescimento das raízes é potencializado.

Resistência à seca


Com o desenvolvimento radicular maximizado, a planta ganha maior resistência à seca, pois alcança camadas mais profundas em busca de água. Em outras palavras, o aumento da capacidade da planta captar água permite que ela resista a longos períodos de estiagem sem impactar no seu desempenho produtivo.

Redução do alumínio solúvel


A aplicação do gesso agrícola também reduz o alumínio solúvel presente no solo. Quando o sulfato de cálcio entra em contato com a água, os íons de cálcio e sulfato são dissociados. Enquanto o cálcio reage com as partículas do solo, o sulfato reage com o alumínio, tornando-o insolúvel, o que impede a sua absorção pelas plantas.

Suprimento de cálcio e enxofre


Da mesma forma, a gessagem disponibiliza cálcio para as plantas, nas camadas mais profundas do solo, com maior rapidez, principalmente por sua alta solubilidade. Por esse motivo, a aplicação de gesso agrícola é recomendada para culturas com sistema radicular mais profundo (macieira), que requerem cálcio em grande quantidade.

Além do cálcio, o gesso agrícola disponibiliza enxofre para as plantas. No cultivo de soja, por exemplo, 40% do enxofre absorvido pela planta se concentra nos grãos. Além disso, o enxofre ajuda na composição de proteína e, quando deficiente, causa clorose nas folhas, o que compromete a fotossíntese.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação

Aplicação Econômica de Adubos

Projeto de Irrigação Localizada

Fonte: Tecnologia no Campo

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!