WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Formigas Cortadeiras - uso de barreiras físicas

Formigas Cortadeiras - uso de barreiras físicas


Esse tipo de tática pode ser útil em casos de plantio de árvores isoladas, pequenos pomares ou viveiros, canteiros, pequenos reflorestamentos, área experimentais e em áreas urbanas. Consiste em uma técnica de prevenção, colocando obstáculos entre as árvores e as formigas cortadeiras. Pode-se utilizar um recipiente com formato de bacia em anel, cheio de água com detergente ou óleo queimado, colocado ao redor da árvore ou muda.

Para a instalação da mesma, pode-se utilizar um pneu velho e partido ao meio, ou ainda construí-la com cimento ou argila. A principal vantagem do pneu velho é o custo de instalação relativamente baixo. Porém, é um material menos resistente e durável. Há necessidade de manter a água ou o óleo queimado sempre limpos, para evitar o ataque das formigas cortadeiras.

O uso do Chapéu Chinês, como é conhecido, associado a substâncias repelentes é mais uma alternativa para as pequenas áreas. Recomenda-se utilizar esse tipo de barreira, quando se deseja impedir o acesso das formigas à copa das árvores. Ele deve ser colocado na base da árvore, como se fosse um anel rodeando o tronco. A substância repelente deve ser passada em toda a porção inferior do chapéu. Como o seu tamanho é regulável, o chapéu pode ser usado em árvores de diferentes espessuras.

Entre as opções citadas, talvez o gel seja a de aplicação mais simples. O que vai diferenciar a maior ou menor facilidade de aplicação é o tipo de embalagem em que o produto é comercializado. Por exemplo, a embalagem em forma de tubetes é muito simples de ser trabalhada. Já a embalagem em pote vai requerer uma espátula para fazer a aplicação, o que pode dificultá-la.

É importante não se esquecer de deixar a área em torno da árvore sempre limpa, sem mato algum. Dessa forma, evita-se que as formigas utilizem o mato para ultrapassarem o gel, atacando as folhas. Em casas de vegetação, ou em estufas, o vidro e a tela fina promovem o completo isolamento das mudas e arbustos lá cultivados. O uso de bandagens plásticas com adesivos ou com substâncias repelentes pode ser adotado, quando se deseja impedir o acesso das formigas à copa das árvores.

O plantio de mudas em tubetes, usando viveiros suspensos, tem sido muito utilizado para prevenir o ataque de formigas em mudas. Esses tubetes dificultam o contato das formigas com as mudas, evitando o ataque. Outra vantagem dessa prática, é que, as mudas, quando transplantadas, estarão maiores e mais resistentes às pragas.

Confira, abaixo, algumas dicas extreamente necessárias ao controle formaigas cortadeiras. Estas  informações e tecnologias foram devidamente testadas e aprovadas por pesquisas em campo. Portanto, saiba como agir ao se deparar com este problema e tenha sucesso em seu empreendimento.

- Formigas Cortadeiras - espécies, manejo integrado e métodos de combate à praga

- Importância do controle e do combate das saúvas e quenquéns

- Quem são as saúvas e os quenquéns e como vivem

- Manejo integrado de saúvas e quenquéns

- O que são as técnicas preventivas ao ataque de saúvas e quanquéns

- Uso de plantas poucos apreciadas, resistentes ou tóxicas

- Desmatamento racional e diversificação do plantio

- Conservação de inimigos naturais

- Técnicas curativas

- Monitoramento e decisão

- Combate direto com formicidas

- Combate químico por formicidas em pó

- Combate químico por iscas granuladas

- Combate químico por termonebulização

- Controle por escavação

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!