WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Formigas cortadeiras: quais as que causam mais danos no Brasil? Parte 2

Impactos das formigas cortadeiras na agricultura brasileira


Segundo o Prof. Dr. Guilherme Barcellos Gjorup, do  Curso CPT de Controle de Formigas Cortadeiras, entre essas espécies, três são as mais prejudiciais para as lavouras. A seguir, vamos explorar algumas de suas características.


Gênero Atta sexdens rubropilosa.


Nomes populares: saúva-limão, saúva-comum ou saúva-vermelha.


Operárias (soldados): as características morfológicas que diferenciam essas saúvas das outras são a cabeça e o gáster, que não têm brilho e são mais ou menos pilosos. Entretanto, o modo mais fácil de reconhecê-las no campo é pelo forte cheiro de limão ou erva-cidreira que exala da cabeça das operárias maiores quando são esmagadas. Esse cheiro é a razão do nome popular "saúva-limão".


Ninhos: o monte de terra solta é irregular, composto por montículos de diferentes tamanhos. Os olheiros ficam no fundo de crateras, caracterizadas por aberturas na superfície que se assemelham a pequenos vulcões com margens angulosas.


Genero Atta laevigata.

Nomes populares: saúva-cabeça-de-vidro, saúva-de-vidro e saúva cabeça-de-melado.


Operárias (soldados): são distintas por apresentarem toda a cabeça e a superfície dorsal do gáster completamente sem pelos e notavelmente brilhantes, assemelhando-se a superfícies envernizadas, o que lhes confere uma aparência vítrea. Por isso, são conhecidas popularmente como "saúva-de-vidro".


Ninhos: o monte de terra solta é arredondado, com a superfície geralmente lisa. Os olheiros se abrem diretamente sobre o monte, podendo apresentar montículos de terra ao redor semelhantes às crateras encontradas nos ninhos de saúva-limão. Alternativamente, podem ter o formato de pequenos funis aplainados, sem margens angulosas.


Gênero Atta bisphaerica.

Nomes populares: saúva-mata-pasto, saúva-pasteira, saúva-campeira, saúva-amarela, uma vez que corta, exclusivamente, gramínea.


Operárias (soldados): medem aproximadamente 15 mm de comprimento, possuem a cabeça lisa no topo e completamente livre de pelos, podendo ter pouco brilho. Apresentam um sulco occipital (ou fenda) que divide a cabeça em dois lóbulos proeminentes. Sua coloração varia entre amarelada e marrom-ferrugem-clara.


Ninhos: são mais superficiais e dispersos pelo solo, com os olheiros abrindo diretamente no nível da terra solta. Esta espécie de saúva é conhecida por construir o maior número de câmaras ou panelas.


As formigas cortadeiras do gênero Atta são uma preocupação significativa para a agricultura e ecossistemas brasileiros devido ao seu comportamento de corte de folhas e à construção de formigueiros extensos. Elas causam danos econômicos substanciais, afetando desde culturas agrícolas até áreas florestais. Com uma distribuição ampla pelo Brasil, desde o Norte até o Sul, essas formigas exigem estratégias eficazes de controle e manejo para diminuir seus impactos.


Formigas cortadeiras: quais as que causam mais danos no Brasil? Parte 2

Clique aqui para ler a parte 1!

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos de instações. Curso CPT de Controle de Formigas Cortadeirasoferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado,  desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça os Cursos CPT na Área Cursos Agricultura.

Por Thiago de Faria.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?