WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Formigas cortadeiras: quais as que causam mais danos no Brasil? Parte 1

Impactos das formigas cortadeiras na agricultura brasileira


As formigas cortadeiras mais conhecidas no Brasil, especialmente do gênero Atta, são notáveis pela grande variação no tamanho de suas operárias, particularmente entre cortadeiras e soldados. Seus formigueiros são extensos, podendo alcançar áreas de até 200 m² de terra solta. Além disso, essas formigas são extremamente eficientes na coleta de folhas, conseguindo cortar e transportar folhas a distâncias de até 400 metros do ninho.

Saúvas (gênero Atta).

Segundo explica a professora, Etelvina Almeida, do Curso CPT Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames, a mais importantes, que causam danos à agropecuária brasileira, são:

Saúva-cabeça-de-vidro; saúva-limão; saúva-mata-pasto; saúva-da-mata; saúva-preta saúva-do-sertão-do-Nordeste e saúva-parda


As formigas cortadeiras são extremamente nocivas, especialmente para essências florestais. Os soldados dessas formigas possuem cabeças grandes e brilhantes. Elas cortam folhas de plantas estreitas, como gramíneas, cana-de-açúcar, milho e pastagens, além de plantas de folhas largas, como eucalipto, café e laranja. Sua ocorrência abrange os estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.


Outro grupo de formigas cortadeiras é igualmente nocivo. Essas formigas são reconhecidas pelo forte cheiro de limão que emitem ao terem suas cabeças esmagadas. Elas cortam exclusivamente plantas de folhas largas, como eucalipto, café e laranja. Encontram-se nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás.


Algumas formigas cortadeiras possuem um sulco profundo que divide a cabeça. Elas cortam folhas de plantas estreitas, como gramíneas, cana-de-açúcar e pastagens. Estas formigas são encontradas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso.


Em regiões úmidas de estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rondônia e Roraima, essas formigas também são comuns, com possível dispersão até o Acre e o norte de Mato Grosso. Em algumas áreas, como no Rio de Janeiro, sua presença é exclusiva.


Na região Norte e Nordeste, especialmente na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, essas formigas são muito comuns. Seus ninhos são grandes e formados por várias câmaras. Os soldados dessas espécies são menores do que os de outras espécies e preferem cortar folhas de plantas estreitas, como gramíneas, cana-de-açúcar e pastagens.


Formigas cortadeiras: quais as que causam mais danos no Brasil? Parte 1

Clique aqui para ler a parte 2!

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos de instações. Curso CPT de Controle de Formigas Cortadeiras, oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado,  desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça os Cursos CPT na Área Cursos Agricultura.

Por Thiago de Faria.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?