
Guilherme Gjorup, professor do Curso a Distância CPT Controle de Formigas Cortadeiras, explica que as formigas cortadeiras são presentes durante todo o ano, atacam áreas de cultivos, pastagens e florestas de qualquer idade e provocam grandes prejuízos, podendo comprometer a atividade agropecuária.
Esse tipo de formiga encontra a planta e começa a atacá-la, derrubando suas folhas. Recebem o nome de cortadeiras por cortar as folhas que derrubam em pequenos pedaços, para que consigam carregá-las. Para algumas plantas, isso é prejudicial e faz com que elas definhem e morram.
O ataque
As formigas operárias constroem caminhos com um ferormônio, chamado de ferormônio de trilha que ajuda a guiá-las na volta para o formigueiro, para que consigam transportar as folhas que cortaram.
Com o ataque, as plantas têm menos superfícies de folhas e, consequentemente, menos superfície para realizar a fotossíntese. Dependendo da intensidade do ataque, algumas conseguem se recuperar rapidamente e outras demoram um pouco mais. Mas, em casos mais extremos, a planta pode atrasar a floração ou até morrer.
Plantas preferidas
Quando há produção florestal, essas formigas atacam principalmente eucalipto e pínus. Lavouras de cana-de-açúcar e pastos têm esse inseto como grande praga, pois conseguem destruir em pouco tempo um pasto destinado à alimentação do gado.
Também atacam a produção de citros. Nesses casos é preciso atenção à reprodução desses insetos para que seja possível identificar onde se encontram as colônias, a fim de realizar o controle devido.
Já na horta, apesar de poder atacar qualquer planta, dão mais importância às recém-plantadas. Em jardins costumam atacar roseiras.
O momento
Em jardins e hortas, muitas vezes o formigueiro não está à vista. As cortadeiras costumam vir de longe, surgindo de buracos em calçadas e leitos de ruas ou praças, locais em que é inviável realizar o controle.
Na grande maioria dos casos, o ataque é maior ao final das estações, menos do inverno. Antes de chuvas, é mais fácil identificar carreiros, visualizando formigas que carregam suas folhas apressadamente.
Controle
Para controlar o ataque das formigas cortadeiras, deve-se utilizar venenos e algumas técnicas. É praticamente impossível eliminá-las, dado que há um sistema de galerias e panelas subterrâneas, que podem atingir distâncias consideráveis.
Pode-se optar por métodos de controle biológico e mecânico, além de aplicação de ingredientes químicos que as elimine, método utilizado há muito tempo. Esses ingredientes podem ser em pó, líquido ou por nebulização.
Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Agricultura e Pequenas Empresas:
Controle de Formigas Cortadeirasnovo
Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas
Pragas do Cafeeiro – Reconhecimento e Controle
Fonte: Faz Fácil – Plantas e Jardim – fazfacil.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.