WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Doenças da Seringueira - Mal-das-Folhas da Seringueira

Doenças da Seringueira - Mal-das-Folhas da Seringueira

 

Considerado como um dos principais problemas da seringueira nas Américas do Sul e Central, essa doença, causada pelo fungo Microcyclus ulei, apresenta-se em todas as regiões heveícolas do país, e ocorre o ano inteiro, tanto nos viveiros e jardins clonais como no plantio industrial. Os sintomas dessa doença caracterizam-se pelo aparecimento de manchas circulares de forma irregular, levemente escurecidas e cobertas por uma esporulação de cor cinza na face inferior e/ou superior da folha.

Controle

O controle do mal-das-folhas em viveiro e jardim clonal se faz por meio de aplicações semanais de uma mistura de Tilt (Propiconazole) + Manzate 800 ou Dithane PM (Mancozeb), ou Daconil BR, ou Bravonil 750 PM (Chlorothalonil), nas dosagens de 90 ml de Tilt e 800 g dos outros fungicidas por ha. Os fungicidas a base de Chlorothalonil podem ser utilizados isoladamente na dosagem de 2 kg.ha-1, enquanto o Tilt pode ser substituído por outros fungicidas do mesmo grupo químico (Triazois), na mesma dosagem, sempre em mistura com os fungicidas protetores para evitar o aparecimento de raças resistentes. Em seringais adultos, as aplicações desses fungicidas são realizadas no período de reenfolhamento das árvores até que as folhas atinjam a maturidade.

Outra forma de controle é o emprego de clones de copa resistentes ao fungo, enxertados sobre o tronco de clones altamente produtivos. Alguns clones com características de alta produção e tolerância a essa doença vêm sendo testados em diferentes condições edafoclimáticas. Em algumas regiões do Brasil, a exemplo do Mato Grosso e do Planalto de São Paulo, a seringueira é plantada sob condições adversas à manifestação epidêmica do fungo, notadamente no período da troca de folhas. Essa estratégia de controle, tida com uma solução genético-ecológica, tem se mostrado eficaz.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura, entre eles o Curso Cultivo de Seringueira para Produção de Borracha Natural, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Abaixo, as principais pragas e doenças que atacam as seringueiras:

Seringueiras - pragas e doenças que afetam a produção de borracha natural

Pragas da Seringueira - Mandarová

Doenças da Seringueira - Queda Anormal

Pragas da Seringueira - Percevejo ou Mosca de Renda e Ácaro da Seringueira

Doenças da Seringueira - Requeima e Antracnose

Doenças da Seringueira - Oídio,Mancha Concêntrica e Mancha de Alternaria

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!