WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Doenças da Seringueira - Antracnose do Painel e Cancro da Haste

Antracnose do Painel é uma doença do tronco, do painel de sangria da seringueira. O Cancro da Haste, por sua vez, é uma doença do caule, causada pelo fungo Phytophthora sp

Doenças da Seringueira - Antracnose do Painel e Cancro da Haste

 

Antracnose do Painel

Trata-se de uma doença do tronco, do painel de sangria da seringueira, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, presente, principalmente, nos seringais dos Estados de São Paulo e Mato Grosso. Os sintomas se assemelham aos do cancro estriado.

Controle

O controle deve ser feito de forma preventiva por meio de aplicações quinzenais, via pincelamento, até 2 cm abaixo e acima do corte de sangria, de fungicidas a base de Chlorothalonil (Daconil, Bravonil, etc.), ou Chlorothalonil + Tiofanato metílico (Cerconil), na dose de 2,5 g .l-1 do princípio ativo. Em painéis muito infectados, recomenda-se a paralisação da sangria por um período de 30 dias, e utilização de uma pasta à base de 20 g de Cerconil + 200 ml de óleo vegetal + 20 g de agrimicina + 400 g de cal hidratada + 600 ml de água.

Cancro da Haste

Essa doença do caule, causada por Phytophthora sp, pode ocorrer nos viveiros e jardins clonais em períodos de chuvas prolongadas, com danos importantes. Os sintomas se apresentam, principalmente, próximo ao ápice da planta em forma de lesões marrom-escuras, deprimidas na casca, com exsudação de látex, e pode evoluir rapidamente para todo o caule.

Controle

O controle da doença pode ser efetuado de forma preventiva nos períodos chuvosos, ou imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas, com aplicações semanais de Ridomil Mancozeb (Metalaxyl + Mancozeb) na dosagem de 800 g .ha-1. Pode ser utilizado, também, o Venturol (Dodine) na dosagem de 1 kg.ha-1.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura, entre eles o Curso Cultivo da Seringueira, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!