
Segundo Ignácio José de Godoy, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Produção de Amendoim de Qualidade, o amendoim (Arachis hypogaea) pertence à mesma família da ervilha e do feijão, mas suas vagens se desenvolvem no interior do solo. Assim que a planta é polinizada, seu pedúnculo floral se curva em direção ao solo até que o ovário da flor seja enterrado para o desenvolvimento das vagens.
Clima
Regiões com temperaturas elevadas são as mais indicadas para o cultivo de amendoim. Na verdade, as temperaturas ideais para o desenvolvimento vigoroso da cultura devem se manter entre 20°C e 30°C. Em regiões abaixo dessa faixa, o mais recomendado é cultivar amendoim em estufas, onde as condições climáticas são controladas. Vale destacar que temperaturas baixas e umidade relativa do ar elevada são prejudiciais à cultura, em especial na floração.
Solo
Outro fator desfavorável para cultivar amendoim são os solos úmidos demais. Para que se desenvolva bem, o amendoim deve ser plantado em solos férteis, arenosos, profundos, leves, com boa carga de matéria orgânica e bem drenados. Dessa forma, as vagens do amendoim penetram e se desenvolvem mais facilmente no solo.
Iluminação
Para o bom desenvolvimento do amendoim, o produtor deve atentar para a luminosidade, que deve ser direta e intensa. Diariamente, a cultura deve receber várias horas de luz solar. Caso contrário, o amendoinzeiro pode não vingar.
Irrigação
Quanto à irrigação do amendoim, ela deve ser moderada, pois a planta não tolera encharcamentos. Nesse sentido, o solo deve ser irrigado apenas quando necessário, para se manter úmido. Pode ser utilizada a irrigação por aspersão, especialmente na época da floração, ou ainda a irrigação por gotejamento, que usa a água de forma mais racional e sem exageros.
Plantio
O plantio de amendoim pode ser realizado por mudas ou sementes em covas com profundidade de 5 centímetros. Quanto aos espaçamentos, devem ser respeitadas as distâncias de 25 centímetros entre plantas e 70 centímetros entre linhas. Dessa forma, a densidade de plantas permite o bom desenvolvimento dos amendoinzeiro, sem que uma planta prejudique a outra.
Colheita
Normalmente, 100 dias após a germinação, as folhas começam a amarelar. No momento em que 70% das folhas amarelarem, devem ser coletadas algumas vagens para que o produtor avalie o grau de maturidade das sementes. Se estiverem devidamente maduras, o amendoim pode ser colhido.
Pós-colheita
Assim que forem colhidas as vagens de amendoim, elas devem ser armazenadas em local isento de umidade por cerca de duas semanas. Após esse período, os amendoins secos são ensacados e colocados em paletes de madeira para não terem contato com o chão. Seu armazenamento deve ser feito em galpões livres de umidade.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Produção de Amendoim de Qualidade
Produção de Milho em Pequenas Propriedades
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.