
O pistache (Pistacia vera) é uma árvore que pode chegar a 10 metros de altura e normalmente cresce inclinando. Seu ciclo é bianual, isto é, enquanto produz muito em um ano, no outro produz menos. Trata-se de uma árvore dioica, ou seja, uma planta apresenta apenas flores masculinas enquanto outra apresenta apenas flores femininas. O pólen das flores masculinas fecunda as flores femininas, naturalmente, levado pelo vento ou por polinizadores (abelhas).
O pistache nada mais é do que uma amêndoa esverdeada protegida por uma casca dura. Fonte de fibras, vitaminas e minerais, esse superalimento apresenta alto valor nutricional, sendo excelente para a saúde. Além de ser consumido como aperitivo (torrado), o pistache pode ser ingrediente em bolos e biscoitos, além de virar sorvete.
Clima
O pistache se desenvolve melhor em regiões com verões longos, climas quentes e secos e invernos frios ou com frio moderado. Quando exposto a temperaturas abaixo de 7°C, ocorre quebra do período de dormência da planta para que ela volte a crescer e comece a frutificar.
Solo
Embora o pistache consiga crescer em solos rochosos e rasos, ele se desenvolve melhor em solos profundos e com boa drenagem. Além disso, a árvore suporta solos alcalinos e salinos, bem como solos com bastante calcário.
Propagação e plantio
A propagação do pistache ocorre por enxertia, com porta-enxertos das espécies Pistacia terebinthus, Pistacia atlantica e Pistacia integerrima. Já o plantio deve ser realizado em nível mantendo sempre as entrelinhas roçadas, especialmente no início da estação das águas. Além disso, deve-se plantar pistache em dias chuvosos.
Espaçamento
Os espaçamentos recomendados para o plantio de pistache são os seguintes: 5 m X 6 m; 6 m X 7 m; 6 m X 10 m; 8 X 10, em covas com dimensões 40cm X 40cm X 40cm.
Adubação de plantio
A adubação do pistache deve ser realizada com 30 kg de N, 12 kg de P2O5, 15 kg de K2O e 3 kg de CaO por hectare.
Colheita e produtividade
A colheita do pistache ocorre de forma manual ou mecânica (vibradores instalados nos troncos). Os frutos devem ser imediatamente coletados do chão e processados no mesmo dia para evitar que surja um fungo produtor de uma toxina (aflatoxina). Quando bem manejado, um pistache com 12 anos de idade é capaz de produzir anualmente de 3 a 5 toneladas por hectare.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Produção de Amendoim de Qualidade
Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação
Fontes: frutiferas.com.br
batatadoceira.blogspot.com
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.