WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo de amendoim: saiba mais sobre a secagem artificial

A secagem artificial previne a contaminação por aflatoxina, porque a umidade é rapidamente retirada das vagens, evitando o desenvolvimento dos fungos trazidos do solo, na lavoura

Cultivo de amendoim: saiba mais sobre a secagem artificial

 

O uso de secadores artificiais, a partir de 1999, impulsionou a produção de amendoim no Brasil, pois permitiu controlar a ocorrência de aflatoxinas.


Para os poucos familiarizados com o problema, a aflatoxina faz parte da classe das micotoxinas, substâncias resultantes da atividade metabólica de fungos (bolores, mofos), que podem intoxicar seres humanos e animais.


Sua toxina é produzida no amendoim sem necessariamente alterar as características sensoriais do alimento, como sabor, aspecto ou odor. Esses fungos desenvolvem-se em alimentos e produtos agrícolas quando as condições de umidade, temperatura e umidade relativa do ar são favoráveis.


Neste sentido, a secagem artificial é uma das mais importantes etapas para a prevenção de contaminações por aflatoxina, porque a umidade é rapidamente retirada das vagens, evitando o desenvolvimento dos fungos que podem ter sido trazidos do solo, na lavoura.


Conheça as etapas:


1ª etapa: amostragem

Logo ao chegar do campo, cada carga é amostrada para determinação da umidade e renda no descascamento. Dessas amostras, também é feita uma primeira análise de aflatoxina.


2ª etapa: pré-limpeza

Antes da secagem, o amendoim deve passar ainda pela unidade de pré-limpeza. A pré-limpeza do produto é feita em peneiras vibratórias para retirar pedaços de ramos e folhas, terra e outras impurezas que vieram do campo.


3ª etapa: secagem artificial do amendoim

A secagem artificial é efetuada em seguida. Para um melhor desempenho da operação, o amendoim deve estar com umidade entre 16 a 18% nos grãos. As vagens são enviadas para o secador.

A secagem pode ser feita em carretas secadoras, que possuem fundo vazado para permitir a circulação de ar, ou em secadores de silo.

Nos dois sistemas de secagem, o ar, com umidade relativa de 50 a 60%, é injetado, passando por parede ou fundo vazado e atravessando a carga de vagens.

A baixa umidade do ar, ao entrar em contato com as vagens, retira o excesso de umidade das mesmas.

- Temperatura de secagem
A temperatura de secagem não deve ultrapassar 35°C, para que as qualidades químicas e o sabor do amendoim não se alterem.

- Tempo de secagem
O tempo gasto na secagem depende da umidade inicial do produto. O sistema de secagem diretamente em carretas permite maior agilidade nas operações e maior controle do processo em função das condições de cada lote.

- Interrupção da secagem
Para determinar o momento de interromper a secagem, são periodicamente retiradas amostras que serão submetidas a testes de umidade. Para amendoim em casca, a secagem é interrompida quando, na profundidade amostrada no lote, a umidade dos grãos atingir 11%.


4ª etapa: armazenamento das vagens

Após a secagem, as vagens podem ser armazenadas em big bags ou podem ser encaminhadas diretamente para o beneficiamento.

Conheça o Curso CPT Produção de Amendoim de Qualidade.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Arsenio Malauene

5 de mai. de 2022

Boa tarde Espero que estejam a gozar de boa saude Bom eu sou produtor de amendoim moido, quer dizer que compro amendoim e processo em srrinha de amendoim para depois vender para os supermercados, mas neste país ha um problema que é a falta de amendomim seco e o que temos vem da Africa do sul e quando la n tem o nosso nao da para moer e tem cido um grande constragimento, o que eu quero é uma boa tecnicapara secar o amendoim antes de s antes de moer Porfavor me ajude o numero que deixei é o do whatssap +258841057948 Melhores cumprimentos

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mai. de 2022

Olá, Arsenio! Tudo bem? 

Agradecemos sua visita em nosso site!

O CPT possui um curso na área em questão que irá te auxiliar na produção de amendoim de qualidade para revenda. 

No curso, você aprenderá o clima e solo que essa planta exige, preparo do solo, plantio, combate a pragas e doenças, colheita, secagem, beneficiamento e comercialização, além de noções sobre empreendedorismo, administração, matemática financeira, marketing e negociação e muito mais.

Um abraço! 

Ingrid Filomeno 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!