WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo de amendoim: saiba mais sobre a secagem artificial

A secagem artificial previne a contaminação por aflatoxina, porque a umidade é rapidamente retirada das vagens, evitando o desenvolvimento dos fungos trazidos do solo, na lavoura

Cultivo de amendoim: saiba mais sobre a secagem artificial

 

O uso de secadores artificiais, a partir de 1999, impulsionou a produção de amendoim no Brasil, pois permitiu controlar a ocorrência de aflatoxinas.


Para os poucos familiarizados com o problema, a aflatoxina faz parte da classe das micotoxinas, substâncias resultantes da atividade metabólica de fungos (bolores, mofos), que podem intoxicar seres humanos e animais.


Sua toxina é produzida no amendoim sem necessariamente alterar as características sensoriais do alimento, como sabor, aspecto ou odor. Esses fungos desenvolvem-se em alimentos e produtos agrícolas quando as condições de umidade, temperatura e umidade relativa do ar são favoráveis.


Neste sentido, a secagem artificial é uma das mais importantes etapas para a prevenção de contaminações por aflatoxina, porque a umidade é rapidamente retirada das vagens, evitando o desenvolvimento dos fungos que podem ter sido trazidos do solo, na lavoura.


Conheça as etapas:


1ª etapa: amostragem

Logo ao chegar do campo, cada carga é amostrada para determinação da umidade e renda no descascamento. Dessas amostras, também é feita uma primeira análise de aflatoxina.


2ª etapa: pré-limpeza

Antes da secagem, o amendoim deve passar ainda pela unidade de pré-limpeza. A pré-limpeza do produto é feita em peneiras vibratórias para retirar pedaços de ramos e folhas, terra e outras impurezas que vieram do campo.


3ª etapa: secagem artificial do amendoim

A secagem artificial é efetuada em seguida. Para um melhor desempenho da operação, o amendoim deve estar com umidade entre 16 a 18% nos grãos. As vagens são enviadas para o secador.

A secagem pode ser feita em carretas secadoras, que possuem fundo vazado para permitir a circulação de ar, ou em secadores de silo.

Nos dois sistemas de secagem, o ar, com umidade relativa de 50 a 60%, é injetado, passando por parede ou fundo vazado e atravessando a carga de vagens.

A baixa umidade do ar, ao entrar em contato com as vagens, retira o excesso de umidade das mesmas.

- Temperatura de secagem
A temperatura de secagem não deve ultrapassar 35°C, para que as qualidades químicas e o sabor do amendoim não se alterem.

- Tempo de secagem
O tempo gasto na secagem depende da umidade inicial do produto. O sistema de secagem diretamente em carretas permite maior agilidade nas operações e maior controle do processo em função das condições de cada lote.

- Interrupção da secagem
Para determinar o momento de interromper a secagem, são periodicamente retiradas amostras que serão submetidas a testes de umidade. Para amendoim em casca, a secagem é interrompida quando, na profundidade amostrada no lote, a umidade dos grãos atingir 11%.


4ª etapa: armazenamento das vagens

Após a secagem, as vagens podem ser armazenadas em big bags ou podem ser encaminhadas diretamente para o beneficiamento.

Conheça o Curso CPT Produção de Amendoim de Qualidade.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José Oscar de Almeida

31 de ago. de 2023

Quais são os níveis de aflotoxina tolerável para o consumo humano

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de ago. de 2023

Olá, José Oscar de Almeida! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Arsenio Malauene

5 de mai. de 2022

Boa tarde Espero que estejam a gozar de boa saude Bom eu sou produtor de amendoim moido, quer dizer que compro amendoim e processo em srrinha de amendoim para depois vender para os supermercados, mas neste país ha um problema que é a falta de amendomim seco e o que temos vem da Africa do sul e quando la n tem o nosso nao da para moer e tem cido um grande constragimento, o que eu quero é uma boa tecnicapara secar o amendoim antes de s antes de moer Porfavor me ajude o numero que deixei é o do whatssap +258841057948 Melhores cumprimentos

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mai. de 2022

Olá, Arsenio! Tudo bem? 

Agradecemos sua visita em nosso site!

O CPT possui um curso na área em questão que irá te auxiliar na produção de amendoim de qualidade para revenda. 

No curso, você aprenderá o clima e solo que essa planta exige, preparo do solo, plantio, combate a pragas e doenças, colheita, secagem, beneficiamento e comercialização, além de noções sobre empreendedorismo, administração, matemática financeira, marketing e negociação e muito mais.

Um abraço! 

Ingrid Filomeno 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?