WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Controle biológico nas estufas de hortaliças

As estufas também estão suscetíveis as populações de pragas

Controle biológico nas estufas de hortaliçasControle biológico nas estufas de hortaliças   Artigo CPT    Artigo CPT

 

Alguns seres vivos são necessários na terra para a qualidade da Agricultura orgânica, alguns deles podem não trazer nenhum tipo de prejuízo financeiro ou a produção, porém, não são todos e é necessário que se faça o controle biológico desses seres, o professor Luiz Geraldo de Carvalho do Curso CPT de Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa, nos afirma.


Controle biológico

A associação de todas as técnicas simultaneamente além de promover um sistema de produção que gera plantas sadias, ainda promove um ambiente ecologicamente equilibrado, resultando em um eficiente controle biológico.


O controle biológico é a redução das populações de pragas através de organismos vivos, os inimigos naturais. Os inimigos naturais podem ser insetos, ácaros, fungos, bactérias, vírus, sapos, pássaros, aranhas, etc.


Na agricultura orgânica predomina o controle biológico natural, efetuado sem a introdução dos agentes de controle, mas pela criação e manutenção de um ambiente favorável para a sua existência e multiplicação, como as cercas-vivas e quebra-ventos, adubação verde, o mato, cobertura morta, etc.


Essas técnicas são favoráveis à existência dos inimigos naturais porque sendo carnívoros, durante todo o seu ciclo de vida ou apenas durante uma fase, eles necessitam de complementação nutricional com pólen e néctar, de onde extrairão aminoácidos que não encontram no alimento e energia (através do néctar). Isto significa não fazer monocultura.


Os inimigos naturais podem ser parasitoides (passam uma fase de seu ciclo alimentando-se do interior do corpo do outro inseto) ou predadores (geralmente alimentam-se, durante todas as fases de desenvolvimento, de vários tipos de insetos).


A maioria dos parasitoides são das ordens das vespas (Hymenóptera) ou das moscas (Díptera), tendo muitas espécies sido utilizadas em larga escala para controle biológico em grandes culturas na agricultura convencional.


A maioria das ordens de insetos contém predadores, porém as espécies principais e mais comuns encontram-se nas ordens dos ácaros, dos besouros, dos percevejos e das moscas.


O controle biológico natural é muito importante dentro da AO, porque, quando associado às outras técnicas, garante muita saúde às plantas, evitando ocorrência de pragas. Sempre existirão todos os tipos de insetos dentro de uma lavoura orgânica, mas dificilmente estará causando prejuízo econômico


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?