
Alguns seres vivos são necessários na terra para a qualidade da Agricultura orgânica, alguns deles podem não trazer nenhum tipo de prejuízo financeiro ou a produção, porém, não são todos e é necessário que se faça o controle biológico desses seres, o professor Luiz Geraldo de Carvalho do Curso CPT de Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa, nos afirma.
Controle biológico
A associação de todas as técnicas simultaneamente além de promover um sistema de produção que gera plantas sadias, ainda promove um ambiente ecologicamente equilibrado, resultando em um eficiente controle biológico.
O controle biológico é a redução das populações de pragas através de organismos vivos, os inimigos naturais. Os inimigos naturais podem ser insetos, ácaros, fungos, bactérias, vírus, sapos, pássaros, aranhas, etc.
Na agricultura orgânica predomina o controle biológico natural, efetuado sem a introdução dos agentes de controle, mas pela criação e manutenção de um ambiente favorável para a sua existência e multiplicação, como as cercas-vivas e quebra-ventos, adubação verde, o mato, cobertura morta, etc.
Essas técnicas são favoráveis à existência dos inimigos naturais porque sendo carnívoros, durante todo o seu ciclo de vida ou apenas durante uma fase, eles necessitam de complementação nutricional com pólen e néctar, de onde extrairão aminoácidos que não encontram no alimento e energia (através do néctar). Isto significa não fazer monocultura.
Os inimigos naturais podem ser parasitoides (passam uma fase de seu ciclo alimentando-se do interior do corpo do outro inseto) ou predadores (geralmente alimentam-se, durante todas as fases de desenvolvimento, de vários tipos de insetos).
A maioria dos parasitoides são das ordens das vespas (Hymenóptera) ou das moscas (Díptera), tendo muitas espécies sido utilizadas em larga escala para controle biológico em grandes culturas na agricultura convencional.
A maioria das ordens de insetos contém predadores, porém as espécies principais e mais comuns encontram-se nas ordens dos ácaros, dos besouros, dos percevejos e das moscas.
O controle biológico natural é muito importante dentro da AO, porque, quando associado às outras técnicas, garante muita saúde às plantas, evitando ocorrência de pragas. Sempre existirão todos os tipos de insetos dentro de uma lavoura orgânica, mas dificilmente estará causando prejuízo econômico
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.