WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Compostagem orgânica - reviramentos e temperatura ideal da pilha

Para que tenha excelente qualidade, alguns fatores devem ser considerados, principalmente no que diz respeito à umidade, temperatura e reviramentos da pilha na produção do composto orgânico

Compostagem orgânica - reviramentos e temperatura ideal da pilha

 

A adubação por meio de matéria orgânica é a melhor forma de estimular a protossíntese de forma ordenada nas plantas. Quando a compostagem é feita de forma correta, levando-se em consideração a temperatura, umidade e fazendo-se o reviramento da pilha, ela fornece macro e micronutrientes em quantidades equilibradas, absorvidas conforme as necessidades da planta cultivada. Além disto, a adubação orgânica estrutura o solo levando à formação de grumos que deixam espaços chamados de poros que permitem a penetração de raízes e a circulação de ar no solo. Assim as raízes crescem mais em busca de nutrientes e água. Ela também aumenta a capacidade do solo em armazenar água, diminuindo o efeito das secas.

O composto orgânico é um produto obtido por meio da decomposição de restos vegetais ricos em carbono misturados à resíduos animais, ricos em nitrogênio. Os resíduos orgânicos são degradados  até que se transformem em húmus, produzindo um adubo de excelente qualidade.

A compostagem permite usar todos os tipos de resíduos orgânicos existentes tanto em uma propriedade, quanto em toda a vizinhança, levando à obtenção de maior volume de material para a adubação. Como matéria-prima são usados o capim, qualquer tipo de palha, como as de café, feijão e  milho, torta de cacau ou qualquer outro resíduo da agroindústria e o esterco, que pode ser de gado, aves, cavalo ou qualquer outro disponível.

No entanto, para que tenha excelente qualidade, alguns fatores devem ser considerados, principalmente no que diz respeito à umidade, temperatura e reviramentos da pilha no momento de produção do composto orgânico. Sendo assim, para um controle adequado da umidade e da temperatura do composto, é fundamental revirar os montes periodicamente. É importante fazer o primeiro reviramento com 7 - 10 dias, após a montagem, e os demais espaçados de 15 a 20 dias, em um total de quatro reviramentos. Durante cada reviramento, irriga-se novamente para distribuir bem a umidade em todo o monte.

A faixa de temperatura ideal para a decomposição do material varia de 50ºC a 60ºC. Temperaturas excessivas podem queimar o material, o que não é desejável. Por isso, deve-se evitar que a temperatura ultrapasse 70ºC, o que pode ser obtido com reviramentos e irrigações. Pedaços de vergalhão enterrados nos montes permitem verificar periodicamente a temperatura interna do composto, com o contato com as mãos. Se o calor for suportável, estará normal. Caso contrário, estará muito quente. Após 60 dias, a temperatura diminui significativamente, atingindo níveis abaixo de 35ºC, indicando o fim da fase de fermentação e o início da fase de mineralização da matéria orgânica.

O material estará decomposto e pronto para o uso, quando apresentar cor escura e temperatura abaixo de 35ºC, o que deverá ocorrer a partir dos 75 dias da montagem. O monte terá uma perda de volume durante a decomposição.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura Orgânica, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre compostagem orgânica acessando o artigo abaixo:

A compostagem orgânica integra recursos, reduz custos e melhora o rendimento produtivo

Compostagem orgânica - preparo e qualidade do composto orgânico

Compostagem orgânica - passo a passo para a montagem da pilha e irrigações

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!