WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Compostagem orgânica - passo a passo para a montagem da pilha e irrigações

A montagem da pilha de composto orgânico não deve exceder a 3 metros de largura por 1,5 metro de altura. O comprimento depende do espaço disponível e a irrigação a cada 2 dias

Compostagem orgânica - passo a passo para a montagem da pilha e irrigações

Para um melhor manuseio do material no pátio e um melhor controle do arejamento e da umidade, o tamanho da pilha de composto não deve exceder a 3 metros de largura por 1,5 metro de altura. O comprimento é livre, dependendo apenas da quantidade de material e do espaço disponível no local. Veja o passo a passo abaixo:

Montagem da Pilha de Composto Orgânico


1. Escolha um local preferencialmente plano, livre de ventos e de fácil acesso para carga e descarga do material, próximo a uma fonte de água para as irrigações periódicas;

2. Empilhe as palhas, de cada tipo que se tenha disponível, em camadas de no máximo 30 cm, aplicando-se sobre essa primeira sequência, uma fina camada de esterco animal (3 a 5 cm);

3. Irrigue abundantemente após, evitando escorrimentos excessivos de água, permitindo, assim, obter melhor distribuição da umidade no interior do monte;

4. Após empilhar essa primeira sequência de palhas e esterco, inicia-se nova sequência com os mesmos materiais, até formar uma altura adequada do monte.

Irrigações


A umidade adequada é um dos fatores mais importantes para uma decomposição mais rápida do material. De maneira geral, recomenda-se irrigar os montes de dois em dois dias, usando uma quantidade de água suficiente apenas para repor a perda por evaporação, pois o excesso de umidade atrasa o processo de decomposição.

Existem duas maneiras práticas de verificar se a umidade está adequada:

1. Espremer um punhado de composto com as mãos. Se escorrer água entre os dedos, o composto está muito molhado, mas se formar um torrão e este se desmanchar com facilidade, a umidade está próxima ao ponto ideal.

2. No momento dos reviramentos, observar se existe um mofo branco em alguns locais no meio do monte, o que indica que a umidade está baixa.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura Orgânica, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre compostagem orgânica acessando o artigo abaixo:

A compostagem orgânica integra recursos, reduz custos e melhora o rendimento produtivo

Compostagem orgânica - preparo e qualidade do composto orgânico

Compostagem orgânica - reviramentos e temperatura ideal da pilha

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

sandro amaral

25 de out de 2016

Gostaria de saber mais sobre controle de pragas,estou com um problema com lagartas,que cortam o caule das alfaces embaixo da terra.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de out de 2016

Olá Sandro,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para combater as largartas, confira uma dica simples:

É necessário que haja diariamente um acompanhamento da horta para evitar que sejam causados nela danos por insetos. Se for verificada a presença de ovos de borboletas na face inferior da folha das hortaliças, deve-se esmagá-los para interromper o ciclo de vida delas, impedindo que nasçam as lagartas.

Junte 50 gramas de fumo, 50 gramas de pimenta picante e 1 litro de álcool. Deixe a mistura descansar por sete dias. Em seguida, adicione ao preparo 250 gramas de sabão neutro ou detergente em 10 litros de água. Após coar o material, pulverize sobre as plantas a solução que serve para o controle de lagartas, cochonilhas e vaquinhas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Eliel F.Assis

4 de set de 2016

Gostaria de montar compostagem com outro material diferente dos estercos podendo assim evitar maos cheiros, nao tenho esse conhecimento mas sei que, segundo Carlos Abe, a inclusao dos nutrientes assim e possivel. Gostaria mais conhecimentos sobre o assunto.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de set de 2016

Olá Eliel,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

josé maria

13 de out de 2013

Bom dia!!!. Como fazer compostagem somente de folhas e galhos de arvores trituradas, casca de coco, capinas diversos, etc. as compostagem que tenho lido a respeito dizem adicionar alimentos sobras de cozinha, não é o que desejo. Obrigado,

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de out de 2013

Olá, José Maria!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A compostagem é realizada com material orgânico putrescível. O lixo doméstico é uma boa fonte de matéria orgânica e que corresponde a mais de 50% de sua composição. Materiais com tamanhos menores se decompõem mais rapidamente.

Normalmente, o material orgânico putrescível usado contém os microrganismos necessários durante o processo. Quando necessário, se adiciona composto maturado.

É preciso lembrar que, do ponto de vista estético, e de segurança, pedaços de vidro, metal e plástico, são materiais indesejáveis ao manuseio.

Para mais informações recomendamos que procure um especialista na área.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!