WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como plantar alho?

O alho possui cultivo simplificado e produção rápida

Alho

O alho é um alimento muito utilizado na culinária em todo o mundo, pois pode servir para temperar carnes, massas, peixes, pastas e também é o responsável por dar um gostinho especial a uma grande variedade de pratos. Em nosso país, ele é produzido em larga escala e é uma aposta promissora para agricultores em todas as regiões brasileiras.

Jacimar Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-doce, explica que o alho proporciona diversos benefícios à nossa saúde e possui cultivo simplificado, tornando-se boa fonte de renda até para pequenos produtores.

É uma planta extremamente adaptável a várias condições climáticas e possui cultivares que permitem cultivo em boa parte do território brasileiro. Mesmo para a comercialização, pode ser cultivado em hortas pequenas e até em fundos de quintais.

Seu sabor marcante e suas propriedades nutricionais colocam o alho como um alimento de alta demanda nacional. É rico em vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Ainda, é expectorante e bactericida. Confira a seguir informações importantes para quem deseja cultivar alho:

Iniciando o cultivo

O primeiro passo deve ser a escolha da cultivar a ser implantada em sua horta. Avalie as condições de que você dispõe e, a partir delas, defina o tipo que mais atenda às suas demandas. Vale ressaltar que o alho precisa receber luz direta o dia inteiro, o que faz com que seja necessário um local sem sombreamento.

Semente

O famoso “dente de alho”, ou bubilho, é utilizado para propagação da planta. Adquira bubilhos somente de produtores já conhecidos, para certificar-se de que estão livres de vírus e outras doenças que poderão prejudicar o seu cultivo.

Ambiente

O alho se desenvolve bem em áreas com temperaturas mais amenas, em torno de 10°C a 15°C. Existe uma técnica chamada “vernalização”, que consiste na refrigeração dos bubilhos por um tempo determinado para que essa exigência de temperaturas mais baixas seja compensada em áreas com temperaturas mais elevadas.

Plantio

O solo recomendado para receber os bubilhos é o solo leve, com boa drenagem e rico em matéria orgânica. Solos argilosos são mais indicados para o cultivo em camalhões. O pH do solo deve variar de 6 a 6,5.

Espaçamento

O espaçamento utilizado vai depender do tamanho e do peso dos bubilhos. Geralmente, é recomendado utilizar fileiras simples com 20 a 25cm entre linhas ou duplas, com 30 a 40cm entre elas. Entre plantas, a distância recomendada é de 8 a 10 cm. A profundidade para sulcos ou covas deve ser de 2 a 3 cm.

Produção

O cultivo é relativamente rápido. De três a nove meses de plantio, geralmente, os bulbos já estão maduros e prontos para serem colhidos. Deve-se dar preferência a dias de sol para colhê-los, pela manhã.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce
Como Produzir Picles, Pasta de Alho e Corantes
Profissionalizante em Condimentos e Temperos

Fonte: Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!