WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como funciona a agricultura moderna

Ao mesmo tempo que a agricultura moderna possui seus pontos positivos, ela impõe diversos desafios ao agricultor

Agricultura moderna

Com o passar dos anos, a agricultura deixou de ser aquela atividade rústica e manual, executada por pequenos produtores e, muitas vezes, com a finalidade de subsistência. Hoje, essa atividade está diretamente relacionada ao uso de tecnologias, gestão, investimentos e otimização de recursos, para que seu resultado seja positivo.

Eurípedes Malavolta, um dos autores do Curso a Distância CPT Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação, explica que a agricultura evoluiu muito e hoje possui características bem definidas e um sistema de produção já consolidado, mas também impõe vários desafios aos agricultores.

Um dos pontos principais da agricultura é o solo. E, graças às tecnologias atuais, conseguir o solo ideal para qualquer plantio é possível, com a quantidade adequada de nutrientes e irrigação eficiente.

Porém, um dos desafios da agricultura moderna é a produção em larga escala. Estima-se que até 2050 nosso planeta precisará do dobro da quantidade de alimentos que é produzida nos dias atuais, o que obriga a todos os produtores, pequenos ou grandes, a aumentar sua produção para atender ao mercado.

Algumas técnicas que impulsionam a agricultura moderna

Sementes de alto desempenho

Algumas sementes já são desenvolvidas com tecnologias que permitem, por exemplo, aproveitar melhor a água de irrigação e seus nutrientes. Produzem mais do que as sementes comuns, mas, por conta disso, requerem mais cuidados com o plantio. São delicadas e qualquer manejo inadequado pode provocar perda de produtividade.

Práticas de irrigação

A água, fundamental para os seres humanos, também é vital para as plantas. Não é a toa que ela é tida como o sangue da agricultura: é decisiva em todas as etapas do cultivo. Isso nos leva a perceber que, sem irrigação adequada, o uso de sementes de alto desempenho tona-se ineficiente.

Fertilizantes

O uso de fertilizantes é como o sal na culinária: indispensável. Por meio do seu uso, é possível potencializar a produtividade das sementes, tanto as comuns, quanto as de alto nível. Biofertilizantes, por sua característica mais sustentável e ecológica, são mais recomendados.

Pesticidas

Todas as substâncias químicas utilizadas para acabar com pragas são pesticidas. Porém, muitos deles são tóxicos e acabam contaminando as culturas e causando mal à saúde humana. Alternativas podem ser utilizadas para minimizar esse problema, como um manejo integrado de pragas, que permite a incorporação de uma série de técnicas de controle de pragas que atacam as plantações, mas que produzem menos dano ao meio ambiente.

Rotação de colheitas

A utilização de culturas em forma de revezamento nas áreas de cultivo é uma boa opção para que o solo consiga recuperar os nutrientes “perdidos” para a cultura anterior. É uma das melhores descobertas da agricultura moderna, dado que promove um controle biológico de pragas, além de evitar as consequências do mesmo tipo de cultivo na mesma área.

O papel da pecuária

Agricultura e pecuária costumam andar juntas, dado que uma depende da outra e ambas se utilizam dos recursos oferecidos pela terra. Cada animal e planta possuem papéis específicos nos sistemas de produção. Porém, é preciso tomar cuidado para a uma atividade não ande no caminho inverso e acabe prejudicando a outra.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Agricultura:

Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação
Aplicação Econômica de Adubos
Projeto de Irrigação Localizada

Fonte: Agro Comunica – agrocomunica.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!