
A nogueira-pecã, nogueira-pecan ou nogueira-americana (Carya illinoensis) é uma planta originária da Louisiana (EUA). Proveniente de regiões com clima temperado, seu cultivo ainda não é muito comum no Brasil. A noz pecan ou noz pecã é consumida normalmente in natura, mas também pode ser consumida em forma de confeito, o que a torna ainda mais saborosa.
A nogueira-pecan pode chegar a mais de 40 metros de altura. Entretanto, sua altura mais comum varia de 12 a 23 metros. Embora seja uma árvore de grande porte, o seu crescimento é considerado lento. Por crescer lentamente, ela é classificada como planta perene, podendo viver por mais de 200 anos.
Clima e solo
Embora seja uma planta de clima temperado, a nogueira-pecan se adapta bem a regiões com os climas tropical, subtropical e mediterrâneo, contanto que seja cultivada sob pleno sol. Quanto ao solo ideal para cultivo de noz-pecã, ele deve ser profundo, apresentar boa fertilidade, boa drenagem e boa carga de matéria orgânica.
Controle da erosão
O plantio da noz-pecã deve ser realizado em nível ou com corte das águas, em patamares ou banquetas e em terrenos com declive. Também devem ser feitas capinas em ruas alternadas e passar roçadeira no período das chuvas.
Adubação
Na adubação de plantio, 30 dias antes de plantar a nogueira-pecan, devem ser aplicados, por cova, 2 kg de esterco de galinha (curtido) ou 10 kg de esterco de curral (curtido), 1kg de calcário magnesiano, 160 gramas de P2O5 e 60 gramas de K2O. Já em cobertura, a partir do início da brotação das mudas e ao redor da planta, devem ser aplicados, bimestralmente, 60 gramas de nitrogênio, em quatro parcelas de 15 gramas.
Na adubação de produção, a partir do 10º ano, devem ser aplicados, anualmente, por hectare, 2 toneladas de esterco de galinha (curtido) ou 10 a 20 toneladas de esterco de curral (curtido), 50 kg de N, 20 a 40 kg de P2O5 e 20 a 40 kg de k2O. Assim que terminar a colheita, devem ser aplicados, anualmente, esterco (curtido), fósforo e potássio. A aplicação deve ser em coroa larga seguindo a projeção da copa no solo.
Vale lembrar que, na adubação de produção, o nitrogênio também deve ser aplicado, bimestralmente, em quatro parcelas e a partir do início da brotação.
Colheita e produtividade
A colheita de noz-pecã ocorre de março a abril e é semanal. A produção começa de 6 a 8 anos após a instalação do pomar. Quando bem manejada, a nogueira-pecan produz, por hectare, cerca de 1.000 kg de nozes por ano.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Produção de Amendoim de Qualidade
Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação
Fonte: frutiferas.com.br
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.