
Como as formigas conseguem voltar para o formigueiro? Isso é fácil! A colônia e todas as suas formigas apresentam um cheiro próprio e único, que é originado da mistura do conjunto dos odores da rainha, do fungo e das próprias operárias, constituindo assim uma assinatura da colônia, ou seja, um cheiro característico somente daquela colônia.
“Sempre que formigas de outros formigueiros invadem o território ou carreiro, é liberado um feromônio de alarme, que alerta e atrai outras operárias para fazerem a defesa e atacar o intruso”, explica Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso CPT Controle de Formigas Cortadeiras.
O processo de procura de alimento chamado de forrageamento se inicia com a saída de algumas operárias específicas que, ao encontrar uma planta de interesse para o corte, volta para o formigueiro, marcando a trilha com feromônio, deixando todo o caminho marcado com esse cheiro. Esse processo é feito pelo toque da ponta do gáster no chão.
O cheiro orienta e mantém as formigas caminhando uma após a outra no caminho correto. Por esse motivo, ao raspar um carreiro de formigueiro com uma pá ou com o pé, as formigas ficam por um tempo desorientadas, nesse ponto do carreiro, até que voltem a marcar, com feromônio, estabelecendo, novamente, o fluxo normal.
Após estar o caminho marcado, uma série de operárias especializadas em corte e transporte se encaminham para o local para iniciarem o corte. Essas trilhas podem durar muitos anos, dependendo, principalmente, da disponibilidade de alimento.
A existência dessas trilhas facilita muito o processo de localização dos ninhos para se realizar o combate.
Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s):
- "Se o Brasil não acabar com a Saúva, a Saúva acaba com o Brasil"
- Saúvas e quem-quens. Quais as diferenças?
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.