WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Calagem, super calagem e gesso agrícolas: recomendações

Os métodos de recomendação de calagem do solo partem do princípio de que a profundidade do calcário a ser utilizada será de 20 cm

Calagem, super calagem e gesso agrícolas: recomendações   Artigos Cursos CPT

 

Os métodos de recomendação de calagem do solo partem do princípio de que a profundidade do calcário a ser utilizada será de 20 cm. Quando esta utilização for diferente, para menor ou maior, será necessário aumentar ou reduzir a dose em proporção relativa, como mostra a seguir:


- utilização a 10 cm: dose recomendada x 0,5;
- utilização a 30 cm: dose recomendada x 1,5;
- utilização a 40 cm: dose recomendada x 2.

“Quando o solo apresentar teores de magnésio adequado (acima de 0,8 cmolc/dm3), pode-se utilizar um calcário calcítico, se este estiver mais barato ou mais fácil de ser encontrado. Caso contrário, a recomendação é em geral pelo calcário dolomítico (rico em magnésio)”, afirma Eurípedes Malavolta, professor do Curso a Distância CPT Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação.

Na aplicação do calcário, deve-se tomar o cuidado para que este fique de forma mais homogênea possível. Quando as doses forem maiores que 5t/ha, estas devem ser divididas em duas parcelas, metade aplicada antes da aração e metade antes da gradagem. Deve-se observar também o tempo e a umidade, pois as reações do calcário no solo dependem destes fatores. Caso a região seja muito seca, o tempo deverá ser maior que o normal. Então deve-se planejar uma antecedência de, no mínimo, três meses em relação ao plantio. Caso não seja possível esta antecedência, utilizar corretivos com PRNT elevado (100% ou maiores).

A princípio o investimento com a calagem pode parecer alto, porém os benefícios duram vários anos, em média cinco anos, e este ponto deve ser avaliado e considerado.

Super Calagem


A quantidade de calcário a aplicar deve ser orientada por uma análise de solo para evitar aplicações desnecessárias. A supercalagem é tão prejudicial quanto a acidez elevada e é de difícil correção, pois torna indisponível vários nutrientes como o fósforo, zinco e outros.

Gesso Agrícola


O sulfato de cálcio (gesso) vem sendo usado como corretivo, pois reduz os teores de alumínio na subsuperfície. Esta prática deve ser acompanhada com cuidado, pois o gesso promove não só a movimentação do Ca2+, mas também do Mg2+ e do K+, deslocado-os da área de absorção das plantas. O uso do gesso deve ser acompanhado com outras fontes de (calcário), e com a orientação de um Engenheiro Agrônomo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Por que avaliar a fertilidade do solo antes de plantar?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?