
O amendoim (Arachis hypogaea) pertence à mesma família da ervilha e do feijão, com a exceção de suas vagens se desenvolverem no solo. Assim que a planta é polinizada, seu pedúnculo floral se curva em direção ao solo até que o ovário da flor seja enterrado para o desenvolvimento das vagens, afirma Ignácio José de Godói, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Produção de Amendoim de Qualidade.
Cultivares
As cultivares de amendoim mais comuns são a do grupo Spanish. Sua colheita é precoce, suas sementes são claras e pequenas e suas vagens apresentam duas sementes. A do grupo Valência também apresenta colheita precoce, mas suas sementes são escuras e suas vagens apresentam entre 3 e 5 sementes. Já a do grupo Virgínia apresenta colheita tardia, com sementes grandes e vagens com duas sementes.
Temperatura
O amendoim se desenvolve melhor em regiões com temperaturas na faixa entre 20°C e 30°C ao longo do ciclo de cultivo. Já as regiões com baixas temperaturas e ocorrência de geadas não são adequadas ao cultivo de amendoim. Além disso, durante a fase de floração é importante que o clima se mantenha seco.
Solo
Para plantar amendoim, o solo deve apresentar boa drenagem, alta fertilidade e boa carga de matéria orgânica, além de ser leve e solto. Seu pH deve se manter entre 5,5 e 6,5 para que a planta se desenvolva com vigor. Nas raízes do amendoim, pode ocorrer uma associação simbiótica com a bactéria Rhizobium, responsável pela fixação de nitrogênio no solo.
Plantio
Geralmente, o plantio de amendoim ocorre por sementes em local definitivo. Outra opção é realizar a semeadura em vasinhos para produzir as mudas. Quando elas alcançarem 10 a 15 cm de altura, elas podem ser transplantadas. O espaçamento deve respeitar as distâncias entre 15 e 30 cm (entre plantas) e entre 60 e 80 cm (entre linhas). O amendoim também pode ser plantado em vasos com 50 cm de diâmetro pelo menos.
Colheita
Dependendo da cultivar, a colheita do amendoim ocorre de 100 dias a seis meses após a semeadura. Ela é realizada no momento em que as folhas das plantas amarelecem. As vagens maduras apresentam veios mais escuros. Assim que são colhidas, devem passar por secagem de até duas semanas. O armazenamento deve ser feito em local fresco e seco para evitar que surja um fungo cancerígeno.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:
Produção de Amendoim de Qualidade
Produção de Milho em Pequenas Propriedades
Produção de Tomate para a Indústria
Fonte: Hortas.info
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Adolfo Domingos Rodrigues
5 de abr. de 2022Quero poder aprender mais.

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de abr. de 2022Olá, Adolfo! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
No link a seguir você também encontra informações sobre os cursos da empresa CPT...https://www.cpt.com.br/
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro