WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Aprenda a plantar amendoim com especialista

O amendoim se desenvolve melhor em regiões com temperaturas na faixa entre 20°C e 30°C

Aprenda a plantar amendoim com especialista

O amendoim (Arachis hypogaea) pertence à mesma família da ervilha e do feijão, com a exceção de suas vagens se desenvolverem no solo. Assim que a planta é polinizada, seu pedúnculo floral se curva em direção ao solo até que o ovário da flor seja enterrado para o desenvolvimento das vagens, afirma Ignácio José de Godói, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Produção de Amendoim de Qualidade.

Cultivares


As cultivares de amendoim mais comuns são a do grupo Spanish. Sua colheita é precoce, suas sementes são claras e pequenas e suas vagens apresentam duas sementes. A do grupo Valência também apresenta colheita precoce, mas suas sementes são escuras e suas vagens apresentam entre 3 e 5 sementes. Já a do grupo Virgínia apresenta colheita tardia, com sementes grandes e vagens com duas sementes.

Temperatura


O amendoim se desenvolve melhor em regiões com temperaturas na faixa entre 20°C e 30°C ao longo do ciclo de cultivo. Já as regiões com baixas temperaturas e ocorrência de geadas não são adequadas ao cultivo de amendoim. Além disso, durante a fase de floração é importante que o clima se mantenha seco.

Solo


Para plantar amendoim, o solo deve apresentar boa drenagem, alta fertilidade e boa carga de matéria orgânica, além de ser leve e solto. Seu pH deve se manter entre 5,5 e 6,5 para que a planta se desenvolva com vigor. Nas raízes do amendoim, pode ocorrer uma associação simbiótica com a bactéria Rhizobium, responsável pela fixação de nitrogênio no solo.

Plantio


Geralmente, o plantio de amendoim ocorre por sementes em local definitivo. Outra opção é realizar a semeadura em vasinhos para produzir as mudas. Quando elas alcançarem 10 a 15 cm de altura, elas podem ser transplantadas. O espaçamento deve respeitar as distâncias entre 15 e 30 cm (entre plantas) e entre 60 e 80 cm (entre linhas). O amendoim também pode ser plantado em vasos com 50 cm de diâmetro pelo menos.

Colheita


Dependendo da cultivar, a colheita do amendoim ocorre de 100 dias a seis meses após a semeadura. Ela é realizada no momento em que as folhas das plantas amarelecem. As vagens maduras apresentam veios mais escuros. Assim que são colhidas, devem passar por secagem de até duas semanas. O armazenamento deve ser feito em local fresco e seco para evitar que surja um fungo cancerígeno.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Produção de Amendoim de Qualidade

Produção de Milho em Pequenas Propriedades

Produção de Tomate para a Indústria

Fonte: Hortas.info

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!