WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Alimentos poderosos para a imunidade

Manter a imunidade em alta é importante para evitar doenças causadas por vírus, fungos e bactérias

Alimentos com funções medicinais

Se nosso corpo entrar em uma guerra contra qualquer invasor, nosso sistema imunológico será o responsável por tentar impedir que esse agente nos destrua. Na linha de frente do combate, a nossa imunidade precisa de estar em alta para que consiga vencer de forma fácil vírus, bactérias e fungos, organismos potencialmente causadores de diversas doenças.

Jacimar Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistema de Produção, explica que nossa alimentação tem influência direta na nossa imunidade, podendo ser útil tanto para fortalecê-la, quanto destrutiva, para diminuí-la. Não há remédio que forneça ao nosso corpo imunidade, sendo importante dar atenção à alimentação para beneficiá-la.

Diversos são os alimentos que possuem essa função fortalecedora. Frutas e vegetais, no geral, exercem esse papel brilhantemente, pois são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas ao sistema imunológico.

A seguir, apresentamos alguns alimentos que devem ser incluídos em sua dieta, com a finalidade de fortalecer sua imunidade:

Frutas cítricas

As frutas, no geral, são provedoras de benefícios ao sistema imunológico. Contudo, as cítricas, como laranja, acerola, kiwi e o tomate, possuem vitamina C, antioxidante que atua no aumento da resistência do nosso organismo.

Vegetais verde escuros

Brócolis, couve, espinafre e outros vegetais com a cor mais escura são fonte de ácido fólico, que dá assistência na formação dos glóbulos brancos, células de defesa do organismo humano. Esse ácido também pode ser encontrado no feijão, em alguns cogumelos e na carne de fígado.

Zinco

O zinco é um nutriente importante para combater resfriados, gripes e outras doenças que afetem o sistema imunológico. Pode ser encontrado em carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas.

Oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais possuem, além do zinco, vitamina E em grandes quantidades, substância importante para o sistema imunológico de idosos, uma vez que combate a diminuição da atividade imunológica, que acontece com o passar dos anos.

Tomate

Já mencionado, o tomate merece um tópico exclusivo por ser rico, também, em licopeno, que é potente para combater doenças cardiovasculares e para remover os radicais livres do nosso organismo, que aceleram o processo de envelhecimento e nos deixa mais suscetível a doenças.

Ômega-3

Muito presente em peixes como o salmão e o atum, o ômega-3 também pode ser encontrado no azeite e auxilia as artérias contra inflamações e, consequentemente, auxilia também na imunidade.

Antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes também são importantes para a manutenção do sistema imunológico, como a castanha-do-pará e alguns cogumelos, ricos em selênio, que também atua no combate aos radicais livres e acelera a cicatrização do corpo.

Gengibre

É um alimento rico em vitaminas C, B6 e possui ação bactericida, sendo um remédio “natural” para as inflamações da garganta e funcionando também como um auxiliar nas defesas do nosso organismo.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistema de Produção
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares

Fonte: Minha Vida – minhavida.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!