WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais são os ingredientes para a compostagem?

Quais são os ingredientes para a compostagem? Os ingredientes principais para o preparo de um composto são: material orgânico, microrganismos, oxigênio e umidade

Quais são os ingredientes para a compostagem?   Artigos Cursos CPT

 

A compostagem é o processo de decomposição aeróbica de biomassa (restos animais, vegetais e industriais) através de determinados microrganismos. “Os ingredientes principais para o preparo de um composto são: material orgânico, microrganismos, oxigênio e umidade”,afirma Kunio Nagai, professor do Curso a Distância CPT agricultura natural, em Livro+DVD e Curso Online.

O material orgânico, que pode ter origem na biomassa vegetal, nos lixos urbanos, resíduos da indústria madeireira, resíduos da agropecuária, jardinagem, etc., deve ter como parâmetro principal na mistura da biomassa a adequada relação carbono: nitrogênio (C/N).

Esse processo de decomposição natural de material orgânico vem acontecendo há milhões de anos na serrapilheira das florestas, ou onde há acúmulo de matéria orgânica. O preparo da compostagem é justamente uma forma de acelerar, sob controle, o processo natural de fermentação e de decomposição. De maneira geral, o processo de decomposição da matéria orgânica e as técnicas de compostagem são relativamente simples, mas exigem experiência prática para conduzir o processo racionalmente.

Sua função de fornecer nutrientes depende basicamente do material empregado no seu preparo. Se for um material pobre em nutrientes, o composto terá um valor fertilizante baixo; se, ao contrário, for rico, o valor do fertilizante será alto.

Deve-se assinalar que o composto fornece nitrogênio vagarosamente às plantas, o que constitui vantagem, pois evita a perda desse elemento por lixiviação. Deve-se destacar que o efeito do composto como agente condicionador do solo, melhorando suas características físicas, como a retenção de água, a plasticidade, a porosidade etc., talvez seja mais importante que seu efeito fertilizante.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Agricultura natural: o que é e em que se baseia?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!