
Jacimar Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistema de Produção, destaca que a atividade de produção orgânica tem crescido muito em todo o mundo, principalmente pela necessidade da preservação ambiental e pela exigência dos consumidores por produtos mais saudáveis.
Nesse sentido, vale ressaltar que a demanda por produtos orgânicos, como as hortaliças, também tem aumentado cada vez mais, potencializando ainda mais todo o mercado orgânico. Logo, investir nesse ramo é uma boa opção até para os pequenos produtores e é completamente possível fazer isso da sua própria casa.
As hortas orgânicas caseiras
Por hobby ou pelos lucros que ela pode proporcionar, cultivar uma horta orgânica é uma opção vantajosa pela facilidade com que elas podem se adaptar a “qualquer canto” em casas e apartamentos. E, indo na contramão do que muita gente pensa, esse tipo de horta não requer cuidados intensos diariamente. Os produtos orgânicos são conhecidos por serem mais nutritivos e livres de adubos químicos que alteram suas características, fato que agrega ainda mais valor ao produto.
Passo a passo para a construção de uma horta orgânica caseira
- Escolher o local
Para dar início ao cultivo orgânico, a primeira tarefa do produtor deve ser definir o local onde ela se instalará, observando os seguintes aspectos: incidência de luz solar por aproximadamente 6 horas ao dia, proteção contra o vento e facilidade de acesso. Para o estabelecimento de uma horta orgânica em locais abertos, há a possibilidade de se utilizar telas de sombrite para evitar o sol intenso ou consorciá-la com outras espécies para que se crie uma barreira também contra os ventos.
- Sol
Todo mundo sabe que a luz solar exerce grande influência na vida das plantas. Ao montar canteiros para o cultivo orgânico de hortaliças, o recomendado é que eles sejam feitos em locais onde há incidência da luz do sol poente, o que permitirá melhor aproveitamento dela. Em outras palavras, os canteiros devem ser direcionados para o sentido Norte – Sul. Porém, lembre-se de que cada espécie cultivada demanda uma quantidade específica de tempo para exposição à luz solar, devendo-se obedecê-la.
- Local de plantio
O local onde as hortaliças serão plantadas também pode ser escolhido de acordo com a condições de que o produtor possui: diretamente no solo, em canteiros, em vasos, blocos, pneus, dentre outros. Isso deve ser levado em conta, claro, observando-se as exigências de cada espécie selecionada para cultivo.
- Solo
Mesmo quando as hortaliças não são dispostas diretamente no solo, deve-se preparar o solo do recipiente para que as plantas consigam se desenvolver corretamente. Além de fértil, deve possuir textura “fofa” e, em alguns casos, deve receber adubação correta.
A irrigação também é um ponto-chave, pois o solo deve estar constantemente úmido, mas nunca encharcado, para que não haja proliferação de microrganismos nocivos, que podem prejudicar e até matar as hortaliças.
- Cuidados e tratos culturais
De acordo com as espécies plantadas, os tratos culturais variam, bem como a irrigação e a iluminação, já vistos. Os produtores devem estar sempre atentos ao nível de umidade do solo e a outros fatores importantes para o desenvolvimento das plantas, como capinas e remoção de ervas daninhas.
- Pragas e doenças
É comum o surgimento de doenças e o ataque de pragas a qualquer cultivo agrícola. No cultivo orgânico, porém, dado que o uso de fertilizantes e outros produtos químicos é proibido, o melhor a se fazer é atuar na prevenção. O controle também é possível, mas deve ser feito com produtos que não prejudiquem o cultivo orgânico.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:
Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistema de Produção
Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa
Como Tornar sua Fazenda Orgânica
Fonte: Ciclo Vivo – ciclovivo.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.