WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O consumo de alimentos orgânicos está aumentando, diz pesquisa

Os alimentos orgânicos são mais saudáveis e tem despertado o interesse de mais pessoas a cada dia que passa

Cultivo orgânico

Clevane Valle, professor do Curso CPT Como Tornar Sua Fazenda Orgânica, destaca que a agricultura orgânica tem incomodado os agricultores “tradicionais”, por produzir alimentos saudáveis, de elevado valor nutricional, respeitando o meio ambiente e o homem, seja ele trabalhador rural, produtor ou consumidor.

E isso, associado a uma sociedade que está cada vez mais preocupada com sua saúde e em busca de alimentos saudáveis só poderia produzir um resultado: o consumo de alimentos orgânicos está crescendo em nosso país.

A Organis – Entidade setorial dos orgânicos – divulgou recentemente uma pesquisa que aponta um panorama do consumo de orgânicos em nosso país no ano de 2019. Essa pesquisa teve como objetivo principal definir vários aspectos que envolvem o consumo de alimentos orgânicos em nosso país, bem como os hábitos, percepções e as demandas dos consumidores brasileiros.

Através de entrevistas pessoais e individuais, a entidade apresentou um questionário estruturado aos participantes, que deveriam ter 18 anos ou mais e ser responsáveis pela compra de itens de supermercado da residência. A pesquisa apresenta um nível de confiança de 95% e os resultados apresentam uma margem de erro de aproximadamente 3,1%, para mais ou para menos

A pesquisa

De todas as pessoas entrevistadas, metade sabia da existência de um selo para a certificação do produto como orgânico. Do total, 69% eram consumidores orgânicos e 41% não. Sobre o consumo nos últimos 30 dias, 19% respondeu positivamente, contra 15% da última pesquisa, realizada em 2017, o que evidencia o aumento no consumo.

Para os que consomem alimentos orgânicos, a frequência no consumo também foi questionada. 36%, a maior parte, respondeu que os consomem mais de 5 vezes por semana, seguida por 33% que consome 1 vez por semana.

A partir das respostas de pessoas que consumiram algum produto orgânico nos últimos 30 dias, notou-se que o maior empecilho para o aumento no consumo continua, igualmente à pesquisa de 2017, sendo o preço desses alimentos. Entre os que deram resposta positiva ao consumo nos últimos 30 dias, 65% das pessoas não consomem mais pelo preço, ao passo que 27% encontra certa dificuldade em encontrar alimentos desse tipo.

Ainda, os produtos orgânicos mais consumidos, são, por ordem de consumo: frutas, com 25%; verduras, com 24%; alface, com 21%; legumes, com 16%; tomate, com 15%; e hortaliças, com 8%. Na pesquisa realizada em 2017, a Alface liderava esse ranking, com 33% de todo o consumo, seguido pelo tomate, com 21%.

Dentre os motivos que levam essas pessoas a se interessar por esse tipo de alimento, é possível destacar que a saúde representa a maior preocupação: 84% das pessoas consomem orgânicos por esse motivo. As características do produto e o meio ambiente também são motivos plausíveis, representando, respectivamente, 30% e 9%, respectivamente. Vale lembrar que, nessa pergunta, as pessoas podiam dar mais de uma resposta.

A aparência dos produtos tem sido o maior critério desses consumidores para consumir produtos orgânicos, na frente do preço, da embalagem e da diversidade de opções. Isso nos leva a concluir que, apesar de acharem os produtos mais caros, o preço não é fator determinante para o consumo (ou o não consumo) de produtos orgânicos.

Por fim, 67% dos entrevistados está muito disposto ou disposto a aumentar o consumo de produtos orgânicos, o que evidencia que o consumo está crescendo cada vez mais e que, em pesquisas futuras, os resultados podem ser muito mais expressivos que os relatados nessa.

Para ter acesso a versões dessa pesquisa – resumida ou completa –, basta acessar o site da entidade. Será possível, ainda, visualizar a pesquisa realizada em 2017.



Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:

Como Tornar Sua Fazenda Orgânica
Cultivo Orgânico de Hortaliças – Sistema de Produção
Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa

Fonte: Organis – Entidade Setorial dos Orgânicos – organis.org.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!