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Manejo orgânico de frutas - saiba mais sobre o assunto e invista com segurança

A formação de associações ou consórcios de produtores aumenta muito as chances de sucesso na comercialização dos produtos

CITROS

A maior demanda de citros produzidos organicamente é de frutas para consumo in natura

De acordo com a Wikipédia, a agricultura orgânica ou agricultura biológica é o termo frequentemente usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável.

A sua base é holística e põe ênfase no solo. Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais.

Portanto, é fato afirmar que no manejo orgânico, as práticas empregadas são baseadas em processos naturais, buscando a sustentabilidade do sistema. Uma excelente alternativa, que vem se despontando, neste tipo de negócio, é o processamento das frutas para produção de geleias, doces e outros produtos, o que constitui mercado em expansão.

“O cultivo orgânico de citros surge como alternativa para reduzir o custo de produção e melhorar a vida do produtor, preservando sua saúde e permitindo aumento de sua renda. Além disso, recupera e preserva todo o ambiente da propriedade, perpetuando o meio de vida do produtor rural que é a terra”, afirma o professor Paulo Antônio D’Andréa, do curso Cultivo Orgânico de Citros, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A maior demanda de citros produzidos organicamente é de frutas para consumo in natura, para o abastecimento do mercado interno, e suco concentrado, para o mercado externo. Esse mercado inclui diversas variedades de citros como laranjas, tangerinas e limões.

O mercado interno de citros orgânicos inclui as frutas para consumo in natura, encontradas em hipermercados, feiras, quitandas e empresas que entregam cestas em domicílios, e os sucos prontos para beber (comercializados em algumas redes de supermercados, nos bairros nobres dos grandes centros urbanos).

CITROS

O plantio de pomares comerciais deve ser planejado com base na avaliação da capacidade de uso da terra

Vale a pena ressaltar que as indústrias de cosméticos e farmacêuticos orgânicos também são compradoras de laranjas, para extração de vitamina C, usada como matéria-prima na elaboração de produtos. Para o mercado externo, o principal produto é o suco concentrado. Para a produção de suco, o volume de venda é maior, mas o preço unitário é menor.

O plantio de pomares comerciais deve ser planejado com base na avaliação da capacidade de uso da terra para manutenção da sustentabilidade da produtividade. A escolha da variedade é feita em função da expectativa do produtor com o negócio. Depende do tipo de produto que ele pretende colocar no mercado; por esse motivo, conhecer a região, o mercado consumidor e as espécies mais recomendadas àquele local são de grande importância para o sucesso do empreendimento.

Os produtores se fortalecem em sistemas de comercialização conjunta, que os capacitam a colocar seu produto em mercados inacessíveis ao pequeno produtor, individualmente. A formação de associações ou consórcios de produtores aumenta muito as chances de sucesso na comercialização dos produtos.

Unidos, os produtores ganham força para negociar preços, pois reúnem maior volume de produto e garantem regularidade e constância na oferta. As associações podem reunir os produtos de seus associados, fazer seu beneficiamento e embalagem e vendê-los para grandes redes de supermercados ou até para exportação.

No processamento, o principal produto obtido é o suco de laranja orgânico, concentrado e congelado, produzido pelo processo de extração e concentração. Esse suco não contém aditivos, sendo congelado a baixas temperaturas para preservar o seu teor de vitamina C. Trata-se de um produto de grande potencial na geração de divisas, como se pode concluir pela elevação da exportação de suco orgânico.

A comercialização dos produtos orgânicos está intrinsecamente vinculada à sua certificação. Um Selo de Qualidade, com o nome da certificadora, atesta para os consumidores que o produto é orgânico e foi produzido de acordo com as normas técnicas de produção orgânica.

Uma das exigências para a certificação é que a cultura esteja há pelo menos quatro anos sem receber nenhum tipo de agrotóxico, para que o solo tenha sido descontaminado e não haja resíduos desses produtos nas frutas.

CITROS

Esse mercado inclui diversas variedades de citros como laranjas, tangerinas e limões

O investimento em uma lavoura orgânica não é barato, mas os preços obtidos pelos produtos diferenciados são melhores, sem contar os benefícios de se ter um produto isento de contaminação e que contribui muito para o bem-estar do meio-ambiente e do homem.

Mas, para que isso realmente aconteça e o produtor consiga ao longo dos anos reduzir os custos na produção, o planejamento minucioso da lavoura e do negócio como um todo precisa ser trabalhado dia a dia.

Ao decidir investir em uma cultura, o produtor precisa definir alguns pontos, para, então, iniciar seu negócio com segurança. Veja, a seguir, algumas informações extremamente importantes para evitar surpresas futuras.

- Faça um bom planejamento da propriedade;
- Decida e veja a viabilidade de produção da cultura escolhida;
- Conheça bem as exigências da cultura que irá produzir;
- Entenda e se informe bem sobre o que é produzir em sistema orgânico e compare a diferença do sistema convencional;
- Não esqueça que a propriedade no sistema orgânico de produção precisa ser acompanhada por uma certificadora;
- Defina o mercado consumidor e planeje os locais para escoar a produção.

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A formação de associações ou consórcios de produtores aumenta muito as chances de sucesso na comercialização dos produtos

Confira mais informações, acessando os cursos da área Agricultura Orgânica.

Por Silvana Teixeira

Fonte: Wikipédia

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