
No sentido genérico “fruto” é o produto da terra que pode ser usufruído pelo homem ou pelos animais (do latim fructus = fruto, proveito). O fruto comestível adocicado é designado como “fruta” e engloba todos os frutos, pseudofrutos e infrutescências. Botanicamente, “fruto” é o resultado do desenvolvimento do ovário das flores ou inflorescências das angiospermas, em consequência da fecundação do(s) óvulo(s) que ele contém. Após a fecundação e amadurecimento do ovário, os óvulos transformam-se em sementes.
Em alguns casos, a fecundação provoca o desenvolvimento carnoso de outros órgãos além do ovário, sendo os mesmos designados como pseudofrutos. Quando o desenvolvimento do ovário ocorre sem a fecundação do(s) óvulo(s), não há produção de semente(s) e, neste caso, o fruto é designado de partenocárpico, tais como as laranjas de umbigo e a uva Thompson seedless.
A definição botânica ou morfológica de hortaliças não é viável em função do grande número de órgãos ou estados reprodutivos dos vegetais utilizados como tal, bem como, em virtude das diferentes famílias botânicas que apresentam especificidade de clima, ou seja, algumas são produzidas apenas em regiões de clima tropical, enquanto que outras o são em clima temperado. Existe controvérsia com relação a certos grupos de plantas. Por exemplo, o melão pode ser considerado como uma fruta por ser utilizado como tal, no entanto, os horticulturistas e os produtores o classificam como hortaliça. As vagens secas são produzidas e comercializadas como grãos, mas, quando consumidas imaturas (vagens, ervilhas) são tidas como hortaliças.
Numa definição genérica, poder-se-ia afirmar que hortaliças são partes de plantas que não pertencem ao grupo de frutos e cereais e que são consumidas frescas, cruas ou processadas. Ou ainda pode-se considerar como “designação aplicada ao conjunto de plantas cultivadas em hortas”, das quais algumas são erroneamente designadas como legumes, que, botanicamente é, a designação para um tipo de fruto seco.
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.