WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Frutos, frutas e hortaliças: qual a melhor definição para cada um deles?

No sentido genérico “fruto” é o produto da terra que pode ser usufruído pelo homem ou pelos animais. O fruto comestível adocicado é designado como “fruta” e engloba todos os frutos, pseudofrutos e infrutescências

Frutos, frutas e hortaliças: qual a melhor definição para cada um deles?    Artigos CPT

No sentido genérico “fruto” é o produto da terra que pode ser usufruído pelo homem ou pelos animais (do latim fructus = fruto, proveito). O fruto comestível adocicado é designado como “fruta” e engloba todos os frutos, pseudofrutos e infrutescências. Botanicamente, “fruto” é o resultado do desenvolvimento do ovário das flores ou inflorescências das angiospermas, em consequência da fecundação do(s) óvulo(s) que ele contém. Após a fecundação e amadurecimento do ovário, os óvulos transformam-se em sementes.

Em alguns casos, a fecundação provoca o desenvolvimento carnoso de outros órgãos além do ovário, sendo os mesmos designados como pseudofrutos. Quando o desenvolvimento do ovário ocorre sem a fecundação do(s) óvulo(s), não há produção de semente(s) e, neste caso, o fruto é designado de partenocárpico, tais como as laranjas de umbigo e a uva Thompson seedless.

A definição botânica ou morfológica de hortaliças não é viável em função do grande número de órgãos ou estados reprodutivos dos vegetais utilizados como tal, bem como, em virtude das diferentes famílias botânicas que apresentam especificidade de clima, ou seja, algumas são produzidas apenas em regiões de clima tropical, enquanto que outras o são em clima temperado. Existe controvérsia com relação a certos grupos de plantas. Por exemplo, o melão pode ser considerado como uma fruta por ser utilizado como tal, no entanto, os horticulturistas e os produtores o classificam como hortaliça. As vagens secas são produzidas e comercializadas como grãos, mas, quando consumidas imaturas (vagens, ervilhas) são tidas como hortaliças.

Numa definição genérica, poder-se-ia afirmar que hortaliças são partes de plantas que não pertencem ao grupo de frutos e cereais e que são consumidas frescas, cruas ou processadas. Ou ainda pode-se considerar como “designação aplicada ao conjunto de plantas cultivadas em hortas”, das quais algumas são erroneamente designadas como legumes, que, botanicamente é, a designação para um tipo de fruto seco.

Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!