
“No Brasil, o pimentão mais consumido é o cônico, com coloração verde-escura. No entanto, há outras variedades, como o vermelho, o amarelo, o marfim, o laranja e o roxo, nos formatos quadrado, alongado ou curto. Cultivada na agricultura orgânica ou tradicional, essa hortaliça é consumida em todo o país, em saladas, sopas, caldos, refogados e frituras”, Jacimar Luis de Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino.
Época de plantio
Regiões com altitude abaixo de 400 metros, com inverno moderado, permitem o cultivo do pimentão (Capsicum annuum) ao longo do ano. Já regiões com temperaturas elevadas limitam o cultivo da hortaliça a outono e inverno. Quanto às regiões acima de 800 metros de altitude, com temperaturas baixas, determinam que o cultivo se estenda de agosto a fevereiro, durante a primavera e o verão.
Semeadura e transplante de mudas
A semeadura do pimentão orgânico deve ser feita, em copos plásticos, nos quais devem ser depositadas duas sementes (por copo). Assim que germinam as mudas, deve-se proceder ao desbaste para que reste apenas uma muda por recipiente. Em torno de 30 dias, após a semeadura, quando as plantinhas alcançam 10 centímetros de altura, deve-se fazer o transplante das mudas para local definitivo.
Sistema de irrigação por gotejamento
O sistema de irrigação por gotejamento é o mais indicado para cultivar pimentões. Quando emergem as primeiras folhas da muda, a umidade no solo não deve ser elevada para evitar queda foliar. Em hipótese alguma, deve-se permitir escassez de água para evitar atrofia das brotações. Já a umidade excessiva altera a coloração do pimentão (verde-clara), além de matar a planta devido à falta de oxigenação radicular.
Uso de composto orgânico
Como o pimentão orgânico necessita de suprimento equilibrado de nutrientes, é indispensável providenciar um adubo orgânico de qualidade. Normalmente, no plantio, é utilizado um composto orgânico, aplicado na quantidade de 1,0 kg por cova. Após 30 dias, deve-se proceder à adubação de cobertura, com 500g de composto orgânico (diluído em água), aplicado em torno dos pés de pimentão, de forma localizada.
Tutoramento e colheita
Assim que os pés de pimentões orgânicos alcançam 30 cm de altura, deve-se realizar o tutoramento das plantas. Na técnica, são utilizadas estacas de bambu, com 1,0 metro de comprimento, amarradas com nylon. Para garantir a boa condução dos pimentões, também são utilizadas espaldeiras laterais, constituídas de fios de arame. Após 100 a 110 dias da semeadura, os pimentões já podem ser colhidos, com produtividade de até 40 toneladas por hectare.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica.
Leia o artigo "Cultivo orgânico de tomates, pimentão, abóbora e pepino tem consumidores garantidos e preserva o meio ambiente."
Fontes: tecnologiaetreinamento.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.