WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo orgânico de citros apresenta mercado em expansão

O cultivo orgânico de citros surge como alternativa para reduzir o custo de produção e melhorar a vida do produtor

Citros

Os citros compreendem um grande grupo de plantas do gênero Citrus e outros gêneros afins, representado, na maioria, por laranjas, tangerinas, limões, limas ácidas como o limão tahiti e o galego, e doces como o lima da pérsia, pomelo, cidra, laranja-azeda e toranjas.

O Brasil é o maior produtor de laranjas do mundo, sendo o Estado de São Paulo o principal produtor, onde encontram-se cerca de 85% da produção brasileira de laranjas (14,8 milhões de toneladas, 700 mil por hectare). Na ordem de aproximadamente 1,5 milhão  de toneladas, destaca-se a produção de tahiti e tangerinas, como a ponkan e o tangor murcott. Outros estados como Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul contribuem com a produção, principalmente, de laranjas, tangerinas e tahiti.

As laranjas representam a principal espécie cítrica cultivada no país. O domínio da produção brasileira deve-se ao grande mercado mundial de exportação de suco. Com o conhecimento das qualidades nutricionais, a demanda para o suco cítrico tem crescido.

Apesar de toda relevância no mercado internacional, a citricultura convencional enfrenta grandes dificuldades, atualmente, por causa de fatores como a disseminação de pragas e doenças, que provocam a perda de qualidade dos produtos e elevam o custo de manutenção do pomar. Assim, a produção de citros in natura para o mercado interno e externo tem se destacado pela crescente necessidade da melhoria da qualidade dos frutos.

O cultivo orgânico de citros surge como alternativa para reduzir o custo de produção e melhorar a vida do produtor, preservando sua saúde e permitindo aumento de sua renda. Além disso, recupera e preserva todo o ambiente da propriedade, perpetuando o meio de vida do produtor rural, que é a terra.

A atividade agrícola orgânica tem crescido muito no mundo inteiro, principalmente pela necessidade de preservação ambiental e, também, pela exigência da sociedade por alimentos mais saudáveis, não maléficos para a saúde. Isso decorre do aumento de doenças relacionadas com alimentação e o aumento da poluição causada pelo uso desenfreado de agrotóxicos.

Por tudo isso é que produções orgânicas como a de citros só tende a crescer, pois a tendência é que as pessoas procurem por uma melhor forma de vida começando pela alimentação e também pelo meio em que vivem.

O curso  Cultivo Orgânico de Citros, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas vem divulgar os conceitos e as práticas dessa técnica, que permitem a redução do custo de produção e melhoram a vida do produtor rural, preservando sua saúde e permitindo o aumento de sua renda. No curso você receberá informações do engenheiro agrônomo e consultor em agricultura orgânica Paulo Antônio D'Andréa e do professor Andoniel Amparo, produtor e consultor em agricultura orgânica.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. 

Com as informações sobre a prática da agricultura orgânica de citros, os agricultores terão a possibilidade de se inserir num mercado de excelentes perspectivas, considerando a grande importância econômica e social da citricultura no Brasil e a crescente demanda por suco de laranja orgânico.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!