WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Consuma qualidade, consuma alimentos orgânicos

A maior preocupação da sociedade nos dias de hoje é consumir alimentos de qualidade, isentos de química nociva à saúde e saudáveis

Consuma qualidade, consuma alimentos orgânicos   Artigos CPT

 

Há algumas décadas, quando se falava de alimentos do futuro, imaginavam-se aqueles alimentos processados, industrializados e até em forma de cápsulas, conforme se alimentam os astronautas ou se divulgam nos filmes de ficção científica. Entretanto, o que não se imaginava é que a maior preocupação da sociedade nos dias de hoje fosse a qualidade dos alimentos “in natura”.

“A composição bioquímica desses alimentos foi brutalmente alterada pela forma de se produzir. A agricultura lança mão de produtos químicos para “fertilizar” as plantas e para “protegê-las” contra pragas e doenças, comprometendo completamente a sua qualidade”, afirma Jacimar Luis de Souza, professor do Curso CPT Curso Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino.

A essência dos alimentos está na sua composição em proteínas, carboidratos, fibras, nutrientes e dois aspectos importantes devem ser considerados:


1) A meta é a produção de plantas saudáveis, o que beneficia a qualidade e a quantidade dos nutrientes, proteínas, carboidratos e fibras nelas contidos, especialmente na parte consumida pelo homem.
2) Objetiva-se com o alimento orgânico a ausência de agentes químicos na sua composição, nocivos ao organismo.

Explicações importantes, necessitam ser feitas para se conhecer e definir adequadamente os alimentos orgânicos

1. Não se pode confundir alimentos orgânicos com alimentos naturais que são vendidos em lojas especializadas. Para se caracterizar um produto como orgânico, significa que durante todo o processo produtivo se empregou técnicas e métodos não agressivos ao meio ambiente. Por
outro lado, “produtos naturais” se referem muito mais a “produtos integrais”, não identificando a maneira como foi produzido, sendo quase sempre oriundos de sistemas agroquímicos de produção.

2. Alimentos orgânicos não se referem apenas a alimentos sem agrotóxicos. Além de não conter esses agentes químicos, para se produzir alimentos orgânicos, também não se utiliza adubos químicos e diversos outros produtos que possam deixar resíduos nos alimentos ou degradar o solo, as águas e outros componentes do meio ambiente.

3. Dizer que um alimento é integral não quer dizer que tenha sido produzido de maneira orgânica, um exemplo é o arroz integral, ele é produzido por agricultores convencionais e utilizam agrotóxicos no processo de produção.

4. Os alimentos produzidos no sistema hidropônico não usam terra, porém, são utilizados fertilizantes que são diluídos na água e, portanto, não são orgânicos.

O sistema orgânico de produção se baseia em normas técnicas bastante rigorosas para preservar integralmente a qualidade do produto. Consideram inclusive as relações sociais e trabalhistas envolvidas nas diversas fases do processo produtivo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Dica de saúde: prefira os alimentos orgânicos!
- Conheça os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!