
O gengibre é uma planta herbácea de rizoma perene e parte aérea anual. "Os rizomas são ramificados, carnosos, geralmente de cor amarela, sendo encontradas variedades de cor branca e azul. São utilizados na alimentação, na indústria de bebidas e como produto medicinal", explica Carlos Alberto Simões do Carmo, do Curso CPT Cultivo Orgânico de Gengibre, Taro e Inhame.
Variedades de gengibre
Ao redor do mundo, são encontradas diversas variedades de gengibre. No Brasil, a variedade mais cultivada é a “Gigante”, sendo o material que apresenta melhor padrão comercial.
Clima e solo para o plantio de gengibre
As condições que favorecem a produção do gengibre são:
- clima tropical e subtropical, quente e úmido, com temperaturas entre 25°C e 30°C (média anual acima de 21°C) e precipitação (chuvas) de, no mínimo, 1.500 mm/ano;
- durante períodos longos de seca, o gengibre deve ser irrigado;
- o excesso de umidade no solo pode apodrecer as raízes;
- o solo deve ser fértil, leve e solto, bem drenado e rico em húmus; e
- o pH do solo deve estar na faixa de 6,0 a 6,5. Se estiver abaixo desse valor, deve ser feita a calagem para corrigir a acidez.
Mudas de gengibre
- O plantio do gengibre é feito através de pedaços de rizomas, com 5 a 10 centímetros de comprimento, apresentando diversas gemas.
- Gastam-se em média de 3 a 4 toneladas de rizomas para o plantio de 1,0 hectare. Se as mudas forem pequenas, o gasto é de 2,5 a 3 toneladas por hectare.
- São usados como sementes, os rizomas colhidos no mesmo ano.
- Para acelerar a emergência das plantas no campo, recomenda-se induzir a brotação dos rizomas-semente, antes do plantio.
- Amontoar os rizomas no campo, em camada de 15 a 20 centímetros de altura.
- Cobrir com palha (arroz, capim sem sementes, feijão, etc).
- Irrigar sobre a palha, diariamente, para manter os rizomas úmidos.
- Quando as brotações começam a aparecer, as mudas estão no ponto ideal para o plantio.
Preparo do solo para o plantio de gengibre
- O preparo do solo tem grande importância na qualidade e na produtividade do gengibre. O terreno deve ser bem preparado, de forma a eliminar os torrões muito grandes no solo.
- O plantio do gengibre pode ser feito em canteiros ou em sulcos.
- A profundidade do sulco deve ser de 10 a 15 centímetros, dependendo do tamanho dos rizomas-semente.
Adubação do gengibre
Recomenda-se adubar a lavoura de gengibre com 15 toneladas de composto por hectare, sendo que a adubação deve ser parcelada da seguinte maneira:
- 5 toneladas de composto por hectare no plantio;
- 5 toneladas de composto por hectare na primeira cobertura; e
- 5 toneladas de composto por hectare na segunda cobertura.
O composto deve ser espalhado no fundo do sulco, sendo necessário colocar 600 gramas por metro de sulco, quando o espaçamento entre linhas for de 1,20 metro; ou 700 gramas por metro de sulco, no espaçamento de 1,40 metro. O composto pode ser substituído por outros adubos orgânicos, como o esterco de gado e de aves. Mas é preciso que o esterco esteja bem curtido. Neste caso, a dosagem será:
esterco de gado = dosagem de composto orgânico; e
esterco de aves = metade da dosagem do composto orgânico.
Plantio do gengibre
O gengibre deve ser plantado de agosto a dezembro. A colheita se dá de sete a dez meses após o plantio, dependendo da variedade. Os espaçamentos recomendados são:
- espaçamento entre linhas: 1,20 metro a 1,40 metro; e
- espaçamento entre plantas: 20 centímetros.
Os rizomas-semente devem ser distribuídos ao longo dos sulcos, deixando-se um espaço de 20 centímetros entre eles. As mudas devem ser posicionadas transversalmente dentro do sulco, para que as novas brotações cresçam para o lado de fora do sulco, evitando que os rizomas de uma planta entrelacem nos da planta vizinha e se partam na hora da colheita. Os rizomas devem ser cobertos com uma camada de 5 centímetros de terra.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Confira mais informações, acessando os cursos da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.