
Segundo Jacimar Luis de Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-Flor e Repolho, a couve-brócolis ou brócolis (Brassica oleracea var. italica) é uma planta herbácea, bienal e perene. Suas folhas possuem limbo lobado, na base, e bordas onduladas. Já suas flores são imperfeitas, com formato semelhante ao de um sino – todas reunidas em uma inflorescência do tipo capítulo. O tamanho dos botões florais é variável, com colorações do verde-escuro ao verde-arroxeado.
Variedades
O brócolis ramoso merece destaque dentre as demais variedades de brócolis. Enquanto o brócolis ramoso-santana é a variedade de inverno, o brócolis precoce-piracicaba é a variedade de verão. Fora o brócolis híbrido ramoso, chamado flórida, adaptado tanto para o verão como para o inverno. Vale lembrar que todos os brócolis de cabeça única são híbridos.
Clima e solo
Em geral, o brócolis se desenvolve melhor em regiões com clima ameno. Entretanto, graças a seus híbridos e cultivares variados, o cultivo pode ocorrer o ano todo. Quanto ao solo, a hortaliça cresce mais vigorosamente em solos com boa carga de matéria orgânica, sejam eles argilosos ou pesados.
Semeadura e adubação de plantio
A semeadura do brócolis ocorre em sementeira ou em bandeja de isopor. Esta última facilita o pegamento da muda e o transplante para local definitivo. Geralmente, o transplante ocorre entre 30 e 35 dias após a semeadura, ou quando surgirem de quatro a seis folhas na muda.
Dez dias antes do transplante, por hectare, o solo deve ser adubado com 60 kg de nitrogênio, 600 kg de fósforo e 240 kg de potássio. Também devem ser aplicados, por hectare, 4 kg de boro e 60 kg de enxofre.
Espaçamento e adubação de cobertura
O espaçamento recomendado deve ser de um metro (entre linhas) e 0,5 metro (entre plantas) de modo que sejam plantadas 20 mil mudas de brócolis por hectare. Na adubação de cobertura, por hectare, devem ser aplicados 200 kg de nitrogênio e 120 kg de potássio, quinzenalmente, por 60 dias.
Também devem ser aplicados ácido bórico e molibdato de amônia da seguinte forma: um grama de ácido bórico por litro de água e 0,5 grama de molibdato de amônia por litro de água.
Colheita do brócolis
Enquanto a colheita do brócolis ramoso, ocorre 75 dias após ser transplantado, a do brócolis de cabeça única é realizada 110 dias após o transplante das mudas. Como se trata de uma hortaliça sensível, a colheita deve ser realizada nas horas com o clima mais ameno. Caso contrário, o brócolis, principalmente o de cabeça única, pode deteriorar mais rapidamente até ser comercializado.
Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica:
Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-Flor e Repolho
Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino
Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce
Fonte: revistagloborural.globo.com
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.